Li um versículo que me chamou atenção: “Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que Ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer” (Mc.3:20).
Fiquei imaginando que esta situação não é muito diferente de nossos dias, que por vezes fazem-se refeições apressadas, ou então ‘não se tem tempo de comer’, por vezes até ocupados com assuntos relativos à ‘Obra do Senhor’. É muito comum vermos pessoas comprometidas com a obra, com a agenda cheia de atividades em prol do serviço ao Reino: são reuniões, visitas, planejamentos, programações, eventos, etc…
Mas, em outra passagem vemos Jesus na casa de Marta e Maria. Veja Lucas 10:38: “Jesus e seus discípulos continuaram a viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu”.
Imagine-se no lugar de Marta, recebendo um hóspede em sua casa, que vai jantar e pernoitar ali: tudo que tem para preparar! Marta tem a mesma atitude de muitas pessoas que recebem Jesus (como Senhor e Salvador): um grande desejo de Servi-Lo! Marta, com dedicação e boas intenções, quer fazer o melhor, afinal ela está recebendo Jesus!
Neste desejo de servi-Lo, os cristãos com muito amor, também se ocupam no serviço, buscando fazer o ‘melhor’ para Jesus, e assim, mantém-se ocupados e preocupados com a obra. Confesso aos leitores, que por muitas vezes vivi este mesmo sentimento de Marta, sempre buscando estar ocupado, e querendo fazer o melhor. E, como tem trabalho na seara (obra) do Senhor! O próprio Senhor Jesus declarou mais à frente, no mesmo capítulo 10, vers. 2: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
Tanta é esta preocupação de Marta, que ela não entende como Maria pode ficar sentada e ‘desocupada’. O sentimento daqueles que se ocupam na obra é bem este: ‘Como tem gente que não faz nada?’ E, é com esta indignação que Marta chega a Jesus e pergunta: “O Senhor não se importa que minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho?” (Lc.10:40).
Quantas vezes já tivemos o desejo de questionar a Jesus: ‘porque são sempre os mesmos que se ocupam, enquanto outros nada fazem?’ Não quero dizer aqui que se ocupar na obra do Senhor não seja importante. Tanto é que Jesus sempre buscou pessoas que tivessem alguma ocupação para o serviço da obra, exemplo disto foi à escolha dos discípulos, que também tinham ocupações: pescadores, cobrador de imposto, vendedor de tendas, médico, entre outros.
Mas a resposta de Jesus é tremenda, e traz um novo foco ao que é buscar o ‘melhor’: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e ninguém vai tomar dela” (Lc.10:41). Substitua o nome de Marta no versículo acima pelo seu nome e tome esta Palavra para si, como se Jesus estivesse falando contigo!
Veja que Marta estava ocupada buscando fazer o melhor, mas na resposta de Jesus, vemos a escolha de Maria como ‘a melhor’, ou seja, estar aos pés de Jesus e ouvir suas Palavras são o ‘melhor’ a se fazer. Muitas vezes, os cristãos comprometidos com o serviço da obra, principalmente as lideranças, se ocupam e se preocupam no serviço, como Marta, mas é necessário ter momentos de aquietar e se assentar aos pés do Senhor, como Maria fez.
Voltando ao versículo inicial onde Jesus ‘não tinha tempo para comer’, fiquei intrigado, e lendo o mesmo livro de Marcos, vi que antes daquele momento, “…quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando” (Mc.1:35). Mesmo Jesus, sendo Deus, tinha necessidade de uma pausa para ter comunhão com o Pai.
Então, Servo do Senhor, você que quer servir a Jesus com o ‘melhor’, busque o equilíbrio entre se ocupar e descansar aos pés do Senhor, que é o MELHOR momento e ninguém pode lhe tirar (cf.Lc.10:41b). E que Deus lhe abençoe!