Conectado com

Psicomotricidade e a Aprendizagem

Educação

Psicomotricidade e a Aprendizagem

As escolas seguem diretrizes (leis) em nosso país para desenvolver bem o seu papel no crescimento dos cidadãos. De maneira mais específica, a LDB 9394, no seu artigo 29, informa que “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Para concretizar essa lei, muitas escolas desenvolvem projetos de psicomotricidade, ainda que, para muitas pessoas, seja novidade a informação de que, para uma criança se desenvolver bem intelectualmente, é essencial que ela desenvolva também os aspectos físico e psíquico de maneira harmoniosa com o cognitivo.

Para os pesquisadores La Pierre e Le Boulch, a psicomotricidade deve ser uma formação de base indispensável para toda criança, pois oferece uma melhor capacitação ao aluno, de forma que tenha maior assimilação das aprendizagens escolares. Um bom desenvolvimento psicomotor proporciona ao aluno algumas capacidades básicas que auxiliam no desempenho escolar favorável.

Assim, a psicomotricidade tem um papel muito importante na educação infantil, partindo do movimento do corpo e envolvendo a fase não oral da criança, visto que possibilita a construção do psiquismo ao interagir com tudo e com todos que fazem parte do seu dia a dia. O desenvolvimento motor é uma das origens da vida intelectual e enormemente responsável pela evolução da criança.

Por isso, brinque muito com as crianças, correndo, pulando, rolando, subindo em árvores, escorregando… Seja uma pessoa ativa na evolução das crianças!

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo