Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular, assembleiano, evangélico, presbiteriano, pentecostal, etc… É aí que surge a confusão com inúmeras placas de nomes de igrejas, fazendo com que muitos digam: “Sou de uma ‘religião’ diferente da sua”.
Na verdade, estes nomes citados acima e outros mais, referem-se a denominações cristãs, sendo contudo vertentes da religião cristã, ou melhor dizendo, do CRISTIANISMO, e dentro do Cristianismo temos o Catolicismo e Protestantismo (ou se preferir, católicos e evangélicos), sendo que dentro do protestantismo temos uma enorme gama de vertentes doutrinárias.
Mas não quero focar nesta questão, e sim na pergunta inicial: Qual é a sua religião? Agora, então, você me responderia Cristianismo… ou sou Cristão. Mas, não se apresse; primeiro, vamos ver o conceito de religião.
De acordo com o Dicionário de Filosofia, de Sérgio Biagi Gregório, o termo ‘Religião’ deriva do latim relegere: respeitar e, por extensão, dedicar a um culto, e do verbo religare, que significa religar, entendido por este dicionário que religião “constitui um laço que une o homem a Deus como a fonte de sua existência”.
Assim, algumas ‘religiões’ buscaram encontrar meios de trazer o ser humano mais próximo de Deus, alguns por boas ações ou por alguns rituais, apresentando ‘diversos caminhos que levam a Deus’.
Mas, na definição que apresentei acima, está clara a compreensão de que o homem afastou-se de Deus e necessita de reaproximação (ou religação). Assim, vemos no Cristianismo o CAMINHO da religação com Deus, apresentado na pessoa de Cristo.
Na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, cap.3, vers.23 lemos que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” e esta reaproximação se dá através de Jesus, que declarou de si mesmo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
No Livro de Atos dos Apóstolos está escrito, a respeito de Jesus, que “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. (At.4,12 – ARA)
Nesta ‘religação’ com Deus, as instituições (igrejas) são instrumentos para levar as pessoas a Cristo; contudo, a decisão de aceitar Cristo, sua proposta de religar-se ao Pai, é individual, é uma ‘religação’ pessoal.
Por fim, creio que deveria mudar minha pergunta para: como está sua ‘religião’? Ou seja, como está sua ‘religação com Deus’? Ou como está a sua comunhão com o Pai através de Cristo?
Sendo assim, desejo que Deus abençoe sua religião, e você esteja realmente ligado (e religado) a Deus através de Cristo!!