Conectado com

Qual é sua religião?

Sintonia com Deus

Qual é sua religião?

Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular, assembleiano, evangélico, presbiteriano, pentecostal, etc… É aí que surge a confusão com inúmeras placas de nomes de igrejas, fazendo com que muitos digam: “Sou de uma ‘religião’ diferente da sua”.

Na verdade, estes nomes citados acima e outros mais, referem-se a denominações cristãs, sendo contudo vertentes da religião cristã, ou melhor dizendo, do CRISTIANISMO, e dentro do Cristianismo temos o Catolicismo e Protestantismo (ou se preferir, católicos e evangélicos), sendo que dentro do protestantismo temos uma enorme gama de vertentes doutrinárias.

Mas não quero focar nesta questão, e sim na pergunta inicial: Qual é a sua religião? Agora, então, você me responderia Cristianismo… ou sou Cristão. Mas, não se apresse; primeiro, vamos ver o conceito de religião.

De acordo com o Dicionário de Filosofia, de Sérgio Biagi Gregório, o termo ‘Religião’ deriva do latim relegere: respeitar e, por extensão, dedicar a um culto, e do verbo religare, que significa religar, entendido por este dicionário que religião “constitui um laço que une o homem a Deus como a fonte de sua existência”.

Assim, algumas ‘religiões’ buscaram encontrar meios de trazer o ser humano mais próximo de Deus, alguns por boas ações ou por alguns rituais, apresentando ‘diversos caminhos que levam a Deus’.

Mas, na definição que apresentei acima, está clara a compreensão de que o homem afastou-se de Deus e necessita de reaproximação (ou religação). Assim, vemos no Cristianismo o CAMINHO da religação com Deus, apresentado na pessoa de Cristo.

Na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, cap.3, vers.23 lemos que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” e esta reaproximação se dá através de Jesus, que declarou de si mesmo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

No Livro de Atos dos Apóstolos está escrito, a respeito de Jesus, que “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. (At.4,12 – ARA)

Nesta ‘religação’ com Deus, as instituições (igrejas) são instrumentos para levar as pessoas a Cristo; contudo, a decisão de aceitar Cristo, sua proposta de religar-se ao Pai, é individual, é uma ‘religação’ pessoal.

Por fim, creio que deveria mudar minha pergunta para: como está sua ‘religião’? Ou seja, como está sua ‘religação com Deus’? Ou como está a sua comunhão com o Pai através de Cristo?

Sendo assim, desejo que Deus abençoe sua religião, e você esteja realmente ligado (e religado) a Deus através de Cristo!!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Sejamos agradecidos!

    Por

    Queridos leitores da Revista Paz: “Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois,...

  • Sintonia com Deus

    Tempo de vacas magras

    Por

    Amados em Cristo! Um assunto dos mais comentados no último ano chama-se CRISE: um período tido...

  • Sintonia com Deus

    Uma Vida na Graça, em um mundo de desgraça

    Por

    Quando assistimos a um noticiário ou lemos jornais, observamos a quantidade de notícias tristes e podemos...

  • Sintonia com Deus

    O poder da Palavra

    Por

    Você se lembra do seu primeiro contato com a Palavra de Deus? Pode ter sido em...

  • Sintonia com Deus

    “Quase” no caminho

    Por

    No capítulo 26 do livro de Atos dos Apóstolos encontramos um quadro interessante: o apóstolo Paulo...

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo