Conectado com

Uma Vida na Graça, em um mundo de desgraça

Sintonia com Deus

Uma Vida na Graça, em um mundo de desgraça

Quando assistimos a um noticiário ou lemos jornais, observamos a quantidade de notícias tristes e podemos concluir: “quanta desgraça”! Mas, afinal, o que é desgraça? A definição comum encontrada nos dicionários é: “circunstância prejudicial; acontecimento triste; calamidade”. Porém, achei interessante uma das definições encontradas no Dicionário Online de Português (www.dicio.com.br): “desaparecimento das boas relações que se tem junto a outra pessoa; desfavor”. Por outro lado, podemos dizer que desgraça é o oposto de graça, e por sua vez, o mesmo dicionário traz a definição de Graça como: “oferta ou favor que se oferece ou se recebe de alguém; dádiva”. Outra definição do mesmo dicionário define Graça como “ajuda que Deus oferece aos homens para que eles alcancem a salvação”. Brevemente, quero refletir sobre a graça em meio a um mundo marcado pela “desgraça”.

Se entendermos que Graça é um favor que se recebe de alguém (como sugere o dicionário), compreendemos o Plano de Salvação de Cristo, que nos concede a Salvação sem nosso mérito, como lemos em Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

No capítulo 5, da Carta de Paulo aos Romanos, lemos nos versículos 19 a 21: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores… onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.

Sendo assim, entendemos que o apóstolo Paulo descobriu o significado da graça gratuita de Deus, pela experiência que teve no caminho de Damasco. Ele sentiu-se aceito, apesar de não ter mérito algum.

Quando em certo momento encontramos este mesmo Paulo, cansado e prostrado após muitas lutas, ele ora três vezes, e Deus lhe diz apenas: “A MINHA GRAÇA TE BASTA” (2 Cor. 12,9a).

O que este texto nos ensina é que só tem um jeito de enfrentarmos as situações que tornam difícil nossa caminhada: pela graça de Deus! Só a graça. Nada além da graça. É pela graça de Deus que vencemos as desgraças que a vida, muitas vezes, nos apresenta de maneira imprevisível. A experiência da graça nos traz descanso e paz em Deus.

Assim, concluo, com as palavras de Apocalipse 22:21 que: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém”.

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Como está o plantio?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos agricultores, certamente me relatarão informações da lavoura referente à quantidade...

  • Sintonia com Deus

    Isolamento social

    Por

    Temos vivido em todo o mundo, um momento chamado de ‘Isolamento social’, em que se limita...

  • Sintonia com Deus

    A voz do povo

    Por

    A questão é que buscar agradar o povo não é fácil, e nem sempre é o...

  • Sintonia com Deus

    O Certo e o Errado

    Por

    Uma frase que circula nas redes sociais, à qual não pude identificar o autor, porém tem...

  • Sintonia com Deus

    Jesus é Cavalheiro!

    Por

    Vivemos em uma época em que o cavalheirismo parece ter ‘saído de moda’. Não confunda cavalheiro,...

Para o Topo