Conectado com

Sintonia com Deus

Conversa de face

Ao ver o título acima, você leu ‘face’ ou ‘feice’? Bem, se você leu ‘feice’, provavelmente você tem usado bastante essa rede social (facebook). Em nossos dias, esta e outras redes sociais têm sido cada vez mais instrumentos de comunicação, seja para fins pessoais ou comerciais. Contudo, toda essa agilidade que surgiu com o objetivo de facilitar a comunicação, por vezes, acaba afastando as pessoas, que muitas vezes não se encontram, e somente trocam mensagens.

Nos tempos bíblicos, ainda não existiam tais tecnologias, e a comunicação, geralmente, se fazia através de cartas. No Novo Testamento estão registradas 21 cartas, algumas remetidas para comunidades, outras para um destinatário pessoal. O apóstolo João escreveu três destas cartas, e na última delas (3ª João), ele escreve ao amigo Gaio, contendo apenas 15 versículos. Nesta curta carta (que quase parece um bilhete), ele elogia o amigo e também Demetrio, e critica Diótrefes (leia na sua Bíblia).

Mas, lendo esta carta na Nova Versão Internacional (NVI) , algo que me chamou a atenção foram os versículos 13 e 14 (já finalizando), quando ele escreve: “Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta. Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face” (outras versões estão um pouco diferente, mas com o mesmo sentido). Parafraseando, o apóstolo João, trazendo para os nossos dias, diríamos que: ‘Tenho muitas coisas para lhe contar, mas não quero enviar áudios e emojis. Quero te ver logo, e conversar pessoalmente’.

O apóstolo João (que também escreveu o Evangelho de João), foi um dos discípulos mais próximo de Jesus, e conhecido como o discípulo amado (cf.Jo.19:26). Ele certamente presenciou e aprendeu com o Mestre sobre a importância de uma CONVERSA DE FACE, ou seja, face a face, ou cara a cara, olho no olho, enfim, pessoalmente. Jesus teve muitos destes momentos com Seus discípulos.

Tem muitos detalhes que as comunicações não verbais podem comunicar (quer saber mais leia o livro: ‘O corpo fala’, do educador e psicólogo Pierre Wiel), seja pelo olhar, posturas ou gestos. E sempre podemos ser edificados e aprender algo, como Salomão escreve: “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro”. (Pv.27:17 – NTLH).

Gosto muito da música ‘Vem me visitar’ do cantor Leandro Borges (com participação de Josué dos Anjos), que no refrão, diz: ‘Vem. Vem me visitar aqui em casa. Vem para experimentar de graça. Da graça de Deus que é abundante em meu lar. Vem. Vem pra tomar café com a gente. Vem porque a água já tá quente. Nosso prazer é receber nossos irmãos’. Não perca a oportunidade de visitar (ou receber visitas) de amigos, seja para tomar um chimarrão ou um cafezinho. Certamente um ‘bom papo’ é a melhor companhia.

Para concluir, cito uma frase de autor desconhecido que diz: “A melhor rede social continua sendo olhar nos olhos”. Assim, poderia escrever muitas coisas aqui, mas quando puder, terei prazer em conversarmos pessoalmente. Abraço em Cristo!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Como estão suas raízes?

    Por

    Algum tempo atrás, eu estava no centro da cidade, e juntamente com um empresário, olhávamos para...

  • Sintonia com Deus

    Sejamos agradecidos!

    Por

    Queridos leitores da Revista Paz: “Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois,...

  • Sintonia com Deus

    Vale OURO…

    Por

    Em campeonatos, muitas vezes, ouvimos o narrador ou comentarista dizer: “Este lance vale Ouro!!” ou “Esta...

  • Sintonia com Deus

    Qual é sua religião?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular,...

  • Sintonia com Deus

    O Príncipe de Cavalo Branco

    Por

    Quem é pai de menina (no meu caso, de duas), provavelmente já sentou no sofá para...

Para o Topo