Conectado com

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31

Capa

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31

No dia 31 de dezembro de 2019, os primeiros casos de Covid-19 foram identificados na cidade de Wuhan, na China. E a partir dali, começou a se espalhar pelo mundo, levando muitas incertezas, tristeza, desespero e vários outros “adjetivos negativos” que poderíamos citar. Não foi fácil. Particularmente, nunca imaginei que isso pudesse acontecer. E assim como eu, creio que a maioria das pessoas também pensam.

Sem convívio social, sem escola; comércio e igreja fechados por vários dias e o caos e o medo se instalando não somente na área da saúde, mas na vida como um todo. A única coisa que realmente podíamos fazer era orar, crer e pedir a Deus um direcionamento. Afinal, é Ele que sabe de todas as coisas e se permite determinadas situações, é porque tem algum propósito.

Lamentamos muito pelas vidas perdidas e pelas sequelas por muitos adquiridas (físicas e emocionais). Mas, agora é tempo de celebrar e se alegrar no que o Senhor fez e sempre está fazendo por nós! Os relatos de cura, de livramento, de vitórias… são incontáveis!

Que alegria poder voltar (ainda que aos poucos e com todos os cuidados), ao convívio social, a abraçar, a promover encontros com a família e amigos, a poder respirar sem as máscaras… e a nossa edição especial deste mês em que comemoramos os 62 anos de Marechal Cândido Rondon é sobre isso: celebrar e reconhecer Deus acima de toda e qualquer adversidade! Seja grato! A Ele, toda a glória e honra sempre! Observação: veja as fotos da capa e reflita: as imagens falam por si…

 

O maior dos desafios…

De acordo com a Secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, a pandemia foi o maior desafio que já enfrentou em 18 anos de profissão. “Como enfermeira tenho no meu coração, o desejo de cuidar das pessoas. Ao longo do meu trabalho à frente da Secretaria de Saúde, enfrentamos grandes desafios e a pandemia foi o maior deles. Todos os dias, olhávamos para um cenário incerto e isso fez com que eu não esquecesse de Deus em nenhum momento. E todos os resultados positivos que tivemos foram graças a Ele, toda a equipe da saúde, a administração municipal e as demais pessoas com boas intenções que se uniram. Tivemos momentos muito difíceis, pessoas intubadas… mas nunca olhamos com sensação de desistência ou desânimo. Por dois momentos, entrei em contato com o secretário Anderson e pedi para que ligasse ao pastor Vicente, para que, juntamente com os demais pastores do município, orasse. E Deus ouviu e nos abençoou. Ser profissional da saúde é saber que todos os dias, há novos desafios… o sorriso do paciente sendo acolhido é muito gratificante… e isso me move! Posso dizer que vencidos dois anos de pandemia, é missão cumprida”, ressalta.

 

Fazer a diferença

O diretor técnico médico da UPA, Tiago Lucietto Krielow, destaca que é muito satisfatório perceber que fizeram diferença na vida de inúmeras pessoas.

“Diariamente, tínhamos pacientes entre a vida e a morte e muitos lutando contra a intubação, agarrando-se no uso do oxigênio para evitar que piorassem. E todo dia, tínhamos o medo de que esse oxigênio acabasse, pois era essa a notícia que tínhamos espalhada pelo Brasil. Nos piores dias, quando estávamos com todos os leitos da UPA lotados, temíamos que a abertura do hospital de campanha acontecesse. Sabíamos que os leitos lá estavam preparados, mas também queríamos que os pacientes ficassem por perto para poder fazer ventilação não invasiva, que é com o auxílio do ventilador mecânico e esse equipamento só tem aqui, no campanha não. Tivemos a sorte e graças à boa administração, não faltaram equipamentos destes para quem precisou! Começamos a pandemia com 3 e encerramos com 11!  Com o advento da vacina e as quedas dos internamentos por casos graves, o hospital de campanha pôde voltar a ser o que sempre foi: um local para eventos! Celebrar é sempre um ato alegre! Infelizmente, muitas vidas foram ceifadas precocemente pela falta da vacina e tragicamente muitas pessoas ainda não se vacinaram por medo e desinformação. Por isso, a dica ainda é: vacinem-se”, ressalta.

 

Orientação Divina

O pastor Vicente Mariano, Presidente da Assembleia de Deus de Marechal Cândido Rondon na época da pandemia (hoje atuando em Toledo), destaca que o “Ora Marechal” foi uma orientação Divina. “No dia 27 de abril de 2020, no auge das paralizações, o povo em desespero, hospitais lotados, as mortes já em grande escala, Deus nos direcionou a convocar os cristãos de nossa cidade para irem até o Centro de Eventos onde haviam acabado de montar o hospital de campanha para orar e reprender o mal. Foi marcante. Fomos chamados para ser bênção às cidades; como sacerdotes, representar a Deus no lugar; a unidade dos pastores e igrejas foi significativa. A oração é a ‘pulsação cardíaca da fé’, portanto extremamente necessária para alcançar vitória”, ressalta.

Ele conta que, naquele período, viu muitos milagres. “Conheço um pastor que foi internado por 60 dias; intubado 3 vezes e por 56 dias; esteve desenganado por todo esse tempo; as orações feitas deram a ele a oportunidade de ser devolvido à família, à igreja e à sociedade totalmente restaurado”, relembra emocionado.

Pastor Vicente deixa uma mensagem: “Ao povo amado de Marechal Cândido Rondon, cidade que me acolheu, onde vivemos momentos de muita alegria, desejo que a mão poderosa de Deus esteja sobre esse lindo município; que haja prosperidade na agricultura, comércio, indústria, prestadores de serviço e profissionais liberais; na imprensa, na saúde, na segurança e na educação; Marechal Candido Rondon é uma grande paixão”, finaliza.

 

Celebrar!

O prefeito Marcio Rauber e o vice Ilario Hofstaetter (Ila), ressaltam a alegria de, depois de dois anos sem a tão aguardada Expo Rondon, podermos novamente participar desta grande festa em comemoração ao aniversário do município! “A festividade deve se consolidar como uma das maiores edições já realizadas, reunindo shows de artistas de renome nacional e atrações para todos os públicos, bem como pela Expomar, Expopecuária, pelo Concurso Nacional do Boi no Rolete, apresentações de artistas locais e regionais, gastronomia típica e muita diversão”, destaca Marcio.

 

Gratidão

O secretário municipal de Gestão de Governo, Anderson Loffi, enfatiza que as expectativas para a Expo Rondon são as melhores possíveis. “Estamos muito gratos a Deus pela oportunidade de podermos, novamente, realizar um evento tão grandioso e aguardado por todos. Pensar que o local onde estava montado um hospital de campanha (que não precisou ser utilizado), agora será palco de uma linda feira (Expomar), nos faz ter alegria e muita gratidão primeiramente a Deus, que nos sustentou também neste período difícil que vivemos. Somos muito gratos a cada um que se esforçou para que pudéssemos vencer a pandemia. Agora é hora de celebrar! Participe da festa e alegre-se”, destaca.

 

Retornando à vida habitual…

O presidente da Proem (Fundação Promotora de Eventos), Claudio Kohler, destaca que é importante recordar que até poucos dias, no espaço em que teremos a 40ª Expomar, tínhamos toda a estrutura necessária disponível para o hospital de campanha. “Também é importante agradecer a todos os profissionais da saúde pelo desempenho e dedicação incansável em busca da recuperação e cuidado com os munícipes”, acredita.

Referente à Expo Rondon, a expectativa é altamente positiva, até em razão de estarmos há dois anos aguardando o retorno de uma das maiores Feiras do Oeste do Paraná. “Além de oportunizar muitos negócios através da Expomar, evento que contribui significativamente para a economia do município como um todo, até pelo fato, de após um recesso econômico vivenciado pela pandemia, a realização da Expo Rondon se soma aos esforços de muitos para retornarmos aos poucos a nossa vida habitual. E as empresas, que indiferente se estão expondo ou não, de uma forma ou outra, são beneficiadas. Isso para Administração Municipal é extremante salutar, pois quando se investe em um evento, e isso retorna a seu munícipe, todos ficam satisfeitos”, ressalta.

 

Vitrine para grandes negócios!

A presidente da Acimacar, Carla Rieger, destaca que é uma grande alegria poder retornar com a Expo Rondon, evento que visa celebrar o aniversário de emancipação político-administrativa do nosso querido município. “É uma vitrine para grandes negócios! Uma festa que contempla todos os setores: diversão, gastronomia e negócios. A Expomar bateu recorde no que tange à procura e disponibilização de estandes para esta edição. Teremos 265 estandes, com cerca de 160 empresas participantes. É um grande momento de celebração e o objetivo é oportunizar a todos uma grande festa, muito bem organizada”, explica.

 

Qual a importância do retorno da Expo Rondon?

 

Josué Maioli – Tropical Yamaha

“Muito mais do que prospectar negócios para o futuro, é um tempo para encontrar as pessoas que vêm ao nosso stand. Proporcionar boas experiências para o público e nossos colaboradores. Esse é nosso grande objetivo. Fortalecer o elo institucional entre pessoas e a Tropical Yamaha”.

 

Claudemiro Voigt (Juca) – Marimax Estofados

“A festa do município é uma excelente oportunidade para captarmos novos clientes, mostrar os nossos produtos e fechar excelentes negócios”

 

Beto Von Mühlen – Beto Marcas

“Há muitos anos, a Expo Rondon é considerada uma das melhores feiras da nossa região e até do nosso estado. Acreditamos que neste ano teremos um grande público, devido ao fato de que nos últimos dois anos, não tivemos a festa. Iremos trazer muitas novidades do mercado automobilístico, para que os visitantes possam conhecer o que há de melhor no setor”.

 

Cleci Teixeira – Ortocolchões

“O retorno da Expo Rondon é um momento de grande valia, em vários sentidos: primeiro, pelo fato das pessoas terem a liberdade de sair e participar da festa; e também é muito bom para o comércio como um todo, pois proporciona uma visibilidade por parte das pessoas daqui e para os visitantes que vêm de outras localidades. É um momento em que as pessoas fazem compras, realizam negócios, o que fomenta o comércio e os demais setores do município”.

 

Capa

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Capa

Para o Topo