Conectado com

Quer começar a pedalar?

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Quer começar a pedalar?

Se você está afim de começar a pedalar, mas está confuso com relação a qual modalidade escolher e que equipamento comprar, preparamos algumas dicas de bicicletas e modalidades para você escolher a bike certa para o seu pedal.

São dicas bastante simples, mas acredito que podem ajudar a dar um norte para quem é iniciante.

Vamos falar basicamente da diferença entre as mountain bikes e as bicicletas de passeio, mas existem outras modalidades, como as speed e o bmx, dentre outras.

 

Mountain Bike

No Brasil, é a modalidade mais difundida entre os ciclistas. Existem dezenas de milhares de praticantes desse esporte no país. Existem muitas competições, muitas trilhas e inúmeros grupos de pedal e praticantes de cicloturismo.

É um modelo de bicicleta que pode ser usado tanto por atletas, quanto para quem deseja somente fazer um exercício nas cidades ou em estradas rurais. O contato com a natureza, a diversidade de ambientes e locais por onde você pode passar com a sua bike, são apenas algumas das vantagens de se praticar esse excelente esporte.

Para essa modalidade, as bikes mais usadas são as aro 29, mas também podem ser utilizadas bicicletas aro 26 ou 27,5 com quadro de alumínio ou fibra de carbono, e com suspensão dianteira.

Em Marechal Cândido Rondon, existem diversos grupos de pedal, se você tem interesse, procure alguém que já pedala e faça parte de um grupo; é extremamente fácil para os iniciantes se inserirem, os novatos são sempre bem-vindos.

 

Passeio / Recreação / Trabalho

Essa modalidade também é muito utilizada em Rondon. É a modalidade escolhida por pessoas que somente querem passear de bicicleta, ir ao supermercado, ou utilizam no dia a dia para o trabalho.

É um esporte extremamente saudável e prazeroso; você pode pedalar com a família, com crianças, normalmente são bicicletas mais baratas do que as mountain bikes, mas não são aconselháveis para pedaladas de longas distâncias.

O fator mais importante para as bikes de passeio é o conforto. São bicicletas com guidão mais alto, com selim mais largo ou com molas, podem utilizar cestinhas e até mesmo para-lamas.

Se você está querendo iniciar no pedal, pense onde mais irá utilizar bike, isso pode fazer a diferença na hora da compra.

Lembre-se: para exercícios e pedaladas mais longas, o ideal é uma bike aro 29, com marchas e suspensão dianteira. Para passeios ou recreação, bicicletas com guidões mais altos e selins largos são mais aconselháveis.

Compre sempre sua bicicleta em lojas especializadas, onde os atendentes pedalam também: eles podem indicar o produto certo para cada cliente.

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida
Rafael Alexandre Schroder

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

  • Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

    A bicicleta de Deus

    Por

    Em uma noite quente de verão, um jovem foi falar com um velho sábio: “Mestre, como...

  • Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

    Pedalei no Vale Europeu… Parte 2

    Por

    Dando continuidade ao nosso lindo e maravilhoso passeio contado inicialmente na última edição da Revista Paz,...

  • Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

    Pedalei no Vale Europeu… Parte 1

    Por

    No mês de fevereiro, realizei um dos meus sonhos: pedalar no Vale Europeu. E como esperado,...

  • Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

    Pedalar pode te fazer mais feliz do que o dinheiro

    Por

    Muitas pessoas acordam cedo todos os dias para ganhar dinheiro e… conquistar a felicidade. Porém, parece...

  • Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

    Harmonia no trânsito

    Por

    Sabemos que Marechal Candido Rondon é conhecida como a cidade das bicicletas, devido ao grande número...

Para o Topo