“Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” Tito 2:3-5 (NVI).
Se você se acha muito jovem para que esses versículos se apliquem a você, sinto dizer que você está enganada. Por mais que isso incomode, alguém já te acha “velha”. Não importa a sua idade, você sempre será mais velha que alguém. Mesmo uma mulher de 20 anos pode influenciar uma garota de 15. E, se ela não puder ter um bom exemplo para se espelhar, buscará conselhos nos padrões e na visão do mundo.
Independente da nossa intenção, nós estamos influenciando outras mulheres. Seja dentro da própria família (filha, sobrinha, prima, irmã…), seja na igreja, no trabalho ou na vizinhança, elas estão observando. As mulheres mais jovens querem ver alguém que seja inspiração.
Temos carência de mulheres que sejam bíblicas, que sejam íntegras e fiéis aos princípios do Senhor a ponto de servirem como exemplo para as mulheres mais jovens.
Já ouvi comentários por parte de mulheres mais jovens a respeito de mulheres mais velhas:
– Não posso me aconselhar com ela. Todo mundo vai ficar sabendo do meu problema.
– Ela diz as mesmas coisas que o mundo lá fora.
– Ela não faz aquilo que ela ensina / aconselha.
– Ela é muito amarga; não vive o que prega.
Você é um exemplo de mulher virtuosa, ou é uma mulher que diz ser cristã mas não se encaixa nos versos de abertura deste artigo? Encontre você também uma mulher mais velha em quem possa se inspirar. Caso perceba que tem muito a melhorar, lembre-se do texto de Romanos 12:2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” O modo como Deus nos muda é simples e perfeito.
Deixe-se moldar, aprimore-se, aperfeiçoe-se.
O apóstolo Paulo disse aos Coríntios: “Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.” II Co. 3:2.
O Senhor se agrada da leitura que fazem de você? Você ficaria tranquila de ser imitada por mulheres mais jovens?
Lembre-se sempre de que aquilo que você faz grita muito mais alto do que aquilo que você diz.