Por Pastores Edson e Elizabete Noskoski
Nesta edição, vamos falar da responsabilidade do homem. Deus estabelece responsabilidade tanto para o homem quanto para a mulher, e deseja que estas se cumpram em nossas vidas.
No caminhar da vida diária, marido e mulher devem buscar a vontade de Deus revelada na sua Palavra. É uma vontade imperativa. Ela jamais atenderá os caprichos humanos. Quando existir dificuldade para a compreensão da Palavra, devemos ser prudentes e buscar orientação.
Responsabilidades do homem:
O homem deve observar cuidadosamente a postura de Jesus em relação a Sua Igreja, para desempenhar bem seu papel de marido.
1 – O homem tem a responsabilidade de liderança.
A bíblia diz que o marido é o cabeça da mulher (Ef. 5:23). O homem tem uma posição de liderança e ela de adjutora. Essa liderança tem que ser exercida com amor, ouvindo e respeitando a opinião da esposa e dos filhos. Consolando na adversidade e trazendo paz e segurança em todas as situações.
2 – O homem tem a responsabilidade de amar a esposa.
O amor do marido para com a esposa é um imperativo divino: “Maridos amai vossas mulheres…” (Ef.5:25-28). O referencial estabelecido aqui para o amor do marido à esposa é o amor de Cristo pela Igreja. Como Cristo amou a Igreja? De forma sacrificial, voluntária e sem desistir.
3 – O homem tem a responsabilidade de prover alimentos.
Depois da queda, Adão passou e enfrentar dificuldades em ganhar o pão de cada dia; o que antes era fácil e sem esforço, agora consumiria o tempo principal do homem (Gn 3:19). Mas, a função do marido não se restringe em prover o pão de cada dia, mas principalmente, nutrir emocionalmente e espiritualmente sua casa (Ef. 5:28).
4 – o homem tem a responsabilidade de proteger.
Em I Pedro 3:7, a palavra “dando Honra” fala tanto no sentido físico como emocional. O homem deve tratar sua esposa como companheira e parceira, não como subordinada. Portanto, o chamado do homem é para ser protetor. Ele deve cuidar de sua esposa como seu próprio corpo (Ef. 5:28).
5 – O homem tem a responsabilidade de ser um exemplo do caráter de Deus.
O homem que é o valente da sua casa (Lc. 11-21), deve assumir o papel de líder espiritual do lar, estando sempre aberto à reconciliação e à restauração. Ele deve transmitir segurança e com ousadia ministrar perdão, cura e proteção através da oração.