“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.4Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade”. Tiago 3.13-14
O que é sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas. Ela pode saber muito e não saber viver com ela e com os outros. Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus – A pergunta de um sábio é: em meus passos, o que faria Jesus? Como Ele falaria? Como agiria? Como reagiria? Tiago desafia aqueles que se dizem sábios a demonstrarem isso por meio de suas atitudes. No mesmo raciocínio, aponta atitudes que não combinam com a sabedoria do tipo de Deus: a sabedoria do Alto.
Se quiser saber se alguém realmente é sábio, olhe para seus relacionamentos. Começando pelo mais importante de todos, a Bíblia diz que o “temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. O sábio não apenas conhece sobre Deus, mas cultiva um relacionamento pessoal e profundo com o Senhor.
Da mesma forma nos demais relacionamentos, alguém que quer ser sábio deve aprender a amar e perdoar, deixando para trás a escravidão da mágoa e do ressentimento. Desenvolver a mansidão e ser gentil no trato devem ser alvos a serem alcançados, afinal a falta de sabedoria fica evidente em quem discute por qualquer coisa, sempre quer fazer sua opinião prevalecer e não consegue lidar com as diferenças.
O texto apresenta duas evidências da falta de sabedoria: inveja amarga e ambição egoísta. A sabedoria do mundo diz: promova a você mesmo, você é melhor do que os outros. O invejoso não se alegra com o triunfo do outro e alegra-se com o fracasso do outro. O invejoso é alguém que tem uma super preocupação com sua posição, dignidade e direitos. Quanto à ambição egoísta, também conhecida como sentimento faccioso, tem a ver com olhar pro outro de cima pra baixo, querer prevalecer de qualquer forma. Há grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas, bem como falta de perdão, por conta da falta de sabedoria. Como poderemos identificar uma pessoa que não tem sabedoria? Suas palavras e atitudes provocarão inveja, rivalidades, divisão, guerras.
Ao nos analisarmos sinceramente, certamente encontraremos algumas evidências da falta de sabedoria, e talvez identificaremos problemas causados por ela em nossas vidas e relacionamentos. Mas, para Deus, não importa o tamanho do caos aparente, sempre existe solução: em Tiago 1:5, a Bíblia diz que se alguém tiver falta de sabedoria, deve pedir a Deus que a todos dá livremente. Portanto, ore e peça com fé ao Senhor, apresente as situações e busque a sabedoria do Alto para resolver os conflitos e ultrapassar barreiras em sua vida.