A paternidade é uma das mais sublimes missões da humanidade, e uma das mais complexas. Há muitos homens que ganharam sucesso na sociedade (não que isso seja errado). Há aqueles que jamais subiram ao pódio da fama, mas construíram famílias sólidas e edificaram relacionamentos saudáveis dentro do lar. E cá entre nós, como é gostoso viver em um ambiente familiar saudável, não é verdade? Há quem diga que isso é coisa de gente quadrada fora da atualidade. Eu particularmente penso, que primeiro, os pais precisam cuidar da formação moral dos filhos, para que no presente e no futuro, os mesmos independentemente da posição que ocupam e vão ocupar, continuem honrando os pais, aliás é a Bíblia que diz que o filho que honra o pai e a mãe, será acometido de bênçãos.
Hoje vivemos numa sociedade profundamente influenciada pelo pós-modernismo e por conta disso, ser pai não é uma missão simples. A paternidade responsável exige preparo, análise, avaliação e inteira dependência de Deus. Temos não apenas o privilégio de gerar filhos, mas também a responsabilidade de educá-los. A educação dos filhos é um investimento que exige compromisso, coerência e muito trabalho. A Bíblia diz que devemos ensinar os filhos, sobretudo, com o exemplo. O melhor, deve ser nós mesmos que recebemos essa bênção diretamente de Deus, ser pai.
Devemos fazer com perseverança e criatividade; para isso acontecer de maneira equilibrada, precisamos focar na Palavra de Deus que é viva e atual, a verdade infalível, suficiente que tem a direção certa para nos orientar na formação do caráter de nossos filhos.
Nossos filhos precisam ter caráter no meio de uma geração onde a corrupção trafega desde as mais altas cortes até as choupanas mais pobres. Precisam aprender a serem verdadeiros no meio de uma geração que tem vergonha de ser honesta. Precisam aprender a prática da justiça onde os escândalos de toda ordem são a principal atração dos meios de comunicação de massa. Precisam aprender a amar, mesmo num mundo marcado pelo ódio e pelas guerras. Construir o caráter dos nossos filhos é mais importante do que construir impérios. Nossos filhos precisam mais de ensino e sabedoria do que de fortunas. O bom nome vale mais do que riquezas. Ser pai é uma honra, mas com responsabilidade, e para tal não podemos sair da presença daquele que é o Pai dos pais, sem Ele não conseguiremos cumprir a nossa missão, fracassaremos e vamos decepcionar o bem que Ele colocou em nossas mãos, nossos filhos.
Ensinemos nossos filhos: amar, temer a Deus, sejamos o exemplo e oremos todos os dias por eles, agradecendo sempre por Ele ter nos dado esse privilégio e desfrutemos do melhor do Senhor em todas as áreas de nossa vida. Feliz Dia dos Pais!