Ver ciclistas saindo para pedalar no final do dia é cada vez mais comum, mas com o escurecer, devemos tomar cuidados indispensáveis para nossa segurança.
O maior feito do ciclista noturno é se fazer ser visto. Afinal, qualquer pedalada à noite traz mais riscos ao ciclista. Pedalar à noite, assim como de dia, necessita que cada ciclista seja visto e nesse caso, de forma muito maior. Por isso, faróis e lanternas para bicicleta, dentre outros, são itens indispensáveis por dois motivos – ver e ser visto.
Farol
Um dos acessórios mais importantes são os faróis para bicicleta, a fim de que você mantenha a visibilidade com boa qualidade para evitar buracos e demais obstáculos. Pedalar à noite sem uma lanterna para bike ou farol dianteiro, aumenta o risco consideravelmente de você se acidentar, seja por ninguém ver você, ou por você não ver algo à frente.
Sinalizador Traseiro
Outro acessório muito importante é o sinalizador traseiro. Hoje, os sinalizadores não se limitam a refletir o farol dos carros, mas sim, produzem luz vermelha própria por meio de pilhas ou baterias recarregáveis. São feitos em LED e têm funcionamento intermitente (piscando), em alta ou baixa luminosidade.
Roupas Refletivas
Algumas marcas de roupas já possuem faixam refletivas. Bermudas, camisetas e calças com faixas refletivas aumentam sua segurança no pedal noturno.
Óculos
Há quem não goste, mas os óculos podem te ajudar a pedalar à noite. Os óculos evitam de algum inseto e/ou poeira entrarem no seu olho. Escolha por exemplares com lentes amareladas ou transparentes próprias para situações com pouca luz.
Capacete
Além desses acessórios, é indispensável para qualquer pedal o uso do capacete. Nunca saia de casa sem ele, afinal é uma peça fundamental para que você se mantenha protegido contra os mais variados impactos de qualquer situação.
Com essas dicas, seu pedal fica muito mais seguro. Não se esqueça, além de ver, o ciclista precisa ser visto. Bom pedal a todos!