João 10:10 – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. A vida é um presente maravilhoso de Deus, para o ser humano. Ela nos ensina que somente Ele tem o poder de dar e tirar a vida. Mas, infelizmente o versículo está falando de um ladrão, que veio para roubar, matar e destruir. Por incrível que pareça, temos visto e ouvido de muitas pessoas tirando a própria vida, causando assim, tristeza, e a pergunta: “Por quê?”. Temos um índice mais elevado, nesse quesito, com os homens.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), alega 78% de homens que tiram a sua vida para 22% das mulheres. No mundo, a cada 40 segundos, uma morte, na faixa etária entre 15 e 29 anos. Mas, infelizmente, temos nos deparado com situações como essa, em diferentes faixas etárias. São vários os fatores, mas considero que o fator principal é a ausência e a permanência na presença de Deus. Nenhuma sobrecarga é maior do que a pessoa Dele, seja ela pessoal, conjugal, familiar ou problemas na área financeira.
Quando Jesus afirma que Ele veio para dar vida em abundância, Ele não está menosprezando ou fazendo acepção de pessoas. Ele veio para dar a toda e qualquer pessoa, tendo muito ou pouco. Você, eu, temos a liberdade de vivermos essa vida e fazendo assim, levar diante Dele, qualquer situação que possa dar lugar a pensamentos ou atitudes suicidas. Essa vida abundante existe para facilitar e evitar qualquer situação que vá além das nossas forças. Um homem de verdade cuida de três áreas importantes da vida: espiritual, emocional e física. Na palavra de Deus, que é a nossa regra de fé, encontramos esse direcionamento com vários exemplos.
Fica para nós o alerta e o cuidado para não perdermos ou tirarmos o que temos de sagrado: a vida. Sua vida é importante, você tem valor, e mais, o ser humano é o melhor da criação. Não deixe que roubem, destruam ou matem essa verdade em você. Deus tem vida, cheia de vida para você.