Conectado com

70 anos levando Cristo para todos: Congregação Evangélica Luterana Cristo

Cotidiano

70 anos levando Cristo para todos: Congregação Evangélica Luterana Cristo

No dia 07 de outubro de 1951, ainda na antiga Vila General Rondon, foi fundada a Congregação Evangélica Luterana Cristo, tendo em vista já nesta época ter a presença de várias famílias luteranas, oriundas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que almejavam ter o seu local de louvor e adoração a Deus.

O projeto da colonizadora MARIPÁ (Companhia Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná, S.A.), contemplava incentivos para a construção de igrejas e escolas, considerando que o público-alvo seriam famílias alemãs e italianas oriundas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as quais tinham entre suas prioridades a religiosidade e a educação.

O espaço onde seria construída a igreja, já em 1951, havia sido desmatado e roçado pelas pessoas interessadas na sua edificação para dar início à construção. Além da doação dos terrenos urbanos, a Maripá também ajudava a congregação com a doação de madeiras e material de construção, bem como custeava despesas de viagens dos pastores que se deslocavam do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para atender a Congregação da localidade. Para complementar o material de construção, os irmãos Reschke, que eram proprietários de uma serraria, doaram mais madeiras e providenciaram o beneficiamento das tábuas.

 

Fundação

Numa pequena assembleia, no dia 7 de outubro de 1951, com a presença de 15 membros e o Pastor Frederico Schröeder, de Videira (SC), ocorreu a fundação desta Igreja que recebeu o nome de Comunidade Evangélica Luterana “Cristo”. Na oportunidade, foi também eleita a primeira diretoria que ficou assim constituída: Presidente: Germano Buss; Secretário: Alexandre Tilp; Tesoureiro: Wilhelm Tuchtenhagen. Esta diretoria nomeou o membro Germano Buss como Capelão, que tinha a função de pastor leigo desta comunidade.

Com mão de obra voluntária para a construção, aos poucos a estrutura física da igreja foi erguida e no dia 21 de junho de 1953, ocorreu o culto de inauguração, oficiado pelo pastor estagiário Egon Steyer, que fundamentou a sua mensagem com base no Salmo 24: “Do SENHOR é a terra e a Sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam…”, tendo como tema: Por que construímos esta igreja? 1º para que possamos conhecer a Deus, a Sua Palavra e a Sua vontade; 2º para que recebamos o perdão dos pecados nos Sacramentos; 3º para que agradeçamos a Deus, louvando e cantando.

 

O primeiro altar…

Desta forma, iniciaram-se os trabalhos de evangelização cristã inerentes à doutrina luterana, como cultos, batismos, casamentos, ensino confirmatório, velórios, entre outros, sendo este o primeiro templo construído na então Vila General Rondon, com o primeiro altar para pregação da Palavra de Deus, tendo inclusive a participação nos cultos de pessoas de outras denominações religiosas até que estas construíssem seus próprios templos.

 

Pastores

Durante esses 70 anos, além de vários estagiários e pastores auxiliares, atuaram na Congregação Evangélica Luterana Cristo os seguintes pastores chamados e ordenados para trabalhar no ministério da Congregação: Rev. Christiano Joaquim Steyer (1956 – 1966); Rev. Guilherme Lüdke (1966 a 1978); Rev. Valdemar Martim (1978 a 1991); Rev. Mário Rost (1986 a 1994); Rev. Oldemar Hugo Guiland (1995 a 2005); Rev. Cleydes Kloss (1998 a 2001);  Rev. Emerson Oditer Zielke (2005 a 2012); Rev. Romildo Wrasse (1992 a 2018).

Atualmente, estão exercendo o ministério pastoral os pastores: Rev. Sandro Edgar Krüger, desde 2013, Rev. Davi Bischoff, desde 2015, Rev. Cleudimar Robesson Wulff, desde 2017 e Rev. Marcos Sander, a partir de 2021.

 

Culto especial

Para festejar os 70 anos de fundação da Congregação Evangélica Luterana Cristo, será celebrado um culto especial no dia 02 de outubro deste ano, tendo como pregador o Pastor Geraldo Walmir Schüler, presidente nacional da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e a presença de vários pastores e autoridades locais.

Neste dia, também será lançada a revista “70 Anos de Vida em Cristo” e o descerramento da galeria dos pastores.

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo