Conectado com

Diálogos reveladores

Cotidiano

Diálogos reveladores

Pra. Mariana Wild – Igreja de Deus Comunidade Emanuel

 

Ainda que a figueira não floresça nem haja fruto da vide, ou que o produto da oliveira minta, todavia me alegrarei em Deus.

Este lindo versículo que virou tantas canções inspiradoras está nos nossos cadernos de oração, postado nas nossas redes sociais, e é trazido à nossa memória em momentos de abatimento como um sopro de esperança. Mas quantas perguntas vieram antes dessa poesia escrita pelo Profeta Habacuque? Muitas.

Com apenas 3 capítulos, o livro de Habacuque está quase escondido no meio da nossa Bíblia, e que alívio saber que embora profeta, era um homem comum, cheio de questionamentos sinceros.

Por que as pessoas que fazem mal aos outros parecem se dar bem melhor do que os bons? Por que pra mim tudo é mais difícil? Por que tamanha injustiça na minha vida? Por que o Senhor não se move com a velocidade que eu preciso? É verdade… a aparente inatividade de Deus revoltou o coração do profeta.

Na nossa vida, nos esforçamos para planejar tudo lindamente. Mas não contávamos com o imponderável, aquele vento forte que em instantes bagunça tudo. Habacuque nos ensina a levar nossas questões a Deus, bem diferente daquela pergunta rasa que ouvimos: Tudo bem? E respondemos com rapidez: Sim, tudo bem! Mas gostaríamos de poder dizer a verdade. Não, na verdade não está tudo bem. Não está nada bem.

Aprecio essa sinceridade com Deus. As pessoas que experimentaram um consolo diferente foram aquelas que tiveram a coragem de rasgar o coração em oração, e abandonaram as máscaras diante de Deus. Quiseram entender suas lutas, compreender seus caminhos.

Esse grito da alma levou Habacuque a olhar pra dentro! Ele resolveu subir a um lugar em separado, aguardando em silêncio a voz de Deus. Como é importante nos disciplinarmos de modo que as nossas palavras sejam poucas, mas digam muito, para que sejamos conhecidos como pessoas que quando falam, sempre tem algo a dizer.

Jesus nos chama da solidão para a solitude. É o estar sozinho acompanhados de nós mesmos, para reorganizar os pensamentos e a vida. Apenas eu, eu mesma, e Deus, conversando sobre nosso melhor assunto: nossos problemas, de maneira verdadeira, sem máscaras e sem medo. O anestésico deve fazer efeito antes que se realize a cirurgia. Virá o silêncio, a paz, a tranquilidade interiores.

 

E então, só então, Habacuque olha para cima de um jeito diferente. Continuou vendo as injustiças, mas viu a salvação. Consegue cantar uma canção de esperança no meio da calamidade. Habacuque enxergou a mão invisível de Deus em sua vida, e isso foi suficiente para acalmar as suas tempestades. Você consegue reconhecer o agir invisível de Deus ao seu redor? Nenhuma parede é grossa o bastante para impedir a força da graça sustentadora de Cristo sobre nós. Procure por essa graça sustentadora hoje mesmo, em meio às situações desesperadoras. Que essa graça seja fonte em um lugar árido! Foi assim que Deus disse a Paulo também: a minha graça te basta, e meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza.

 

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo