Conectado com

Sintonia com Deus

a.C / d.C

Você certamente já deve ter visto, principalmente em livros de história, as inscrições ‘a.C’ e ‘d.C’. Estas inscrições são abreviações de ‘antes de Cristo’ e ‘depois de Cristo’ respectivamente, sendo considerado o ano ‘0’, como o ano em que Cristo nasceu. Contudo, existem fortes indícios que haja uma falha nesta data, e não seja exatamente este o ano do nascimento de Jesus, mas não vamos entrar nesta questão.

O que quero destacar é que o fato de “o filho de Deus” ter estado entre os homens, não foi um simples registro histórico, mas um FATO que mudou a história do mundo. Sim, porque, apesar de haver outros calendários em uso (como o chinês, judaico, islâmico, etíope, maia e outros), o calendário cristão (ou gregoriano) é tido como oficial para demarcar o ano civil no mundo inteiro.

 

Esse calendário que usamos é chamado de ‘Calendário Gregoriano’, por ter sido promulgado pelo Papa Gregório XIII, em 1582, em substituição ao calendário Juliano, que fora implantado pelo imperado romano Júlio César em 46 a.C.

Assim, vemos que a história da humanidade é dividida entre ‘antes e depois de Cristo’. Mas, e com relação à sua história? Também tem um ‘antes e depois de Cristo’?

Na segunda carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, no capítulo 5, versículo17 lemos que: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”. (NTLH)

Em outra carta, aos Efésios (cap. 2, 1-3) Paulo descreve como é a vida ‘antes de Cristo’:“…antes, andávamos nos desejos da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira…”(cfe. Ef.2,3 – ARC).

Já a vida depois de Cristo, pode também ser entendida como ‘depois da Cruz’, pois precisamos ter claro que “por meio do sangue do Filho na cruz, o Pai fez as pazes com todas as coisas, tanto nos céus como na terra.” (Cl.1,20b – NVT).

 

A cantora Aline Barros tem uma música com o título ‘Depois da Cruz’, que começa com a frase: ‘Antes da cruz, estava condenado,
eu carregava o peso do pecado’… E mais pra frente diz: ‘Depois da cruz do Salvador, mudou a história de um pecador’, e segue o refrão cantando: ‘Quando Ele morreu, eu também morri. Quando Ele reviveu, eu também revivi’.

E, este deve ser nosso sentimento de viver ‘depois da cruz’, ou ‘depois de Cristo’. Depois que a mensagem da Salvação através de Cristo mudou nossa vida, podemos dividir nossa história, em ‘antes de Cristo’ (a.C) e ‘depois de Cristo’ (d.C), e declarar como o apóstolo Paulo: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl.6,14 – ARA).

Espero que sua história já tenha um ‘depois de Cristo’, caso contrário, vire hoje mesmo, a página da história de sua vida, e receba a nova vida em Cristo, e sendo ‘trazido para perto de Deus’ (cfe.Ef.2,13- NVT).

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Depois da tempestade, vem a bonança

    Por

    A música “Meu Barquinho”, da cantora Giselli Cristina, gravada em 2010, foi composta para o público...

  • Sintonia com Deus

    Como está o plantio?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos agricultores, certamente me relatarão informações da lavoura referente à quantidade...

  • Sintonia com Deus

    Isolamento social

    Por

    Temos vivido em todo o mundo, um momento chamado de ‘Isolamento social’, em que se limita...

  • Sintonia com Deus

    A voz do povo

    Por

    A questão é que buscar agradar o povo não é fácil, e nem sempre é o...

  • Sintonia com Deus

    Uma Vida na Graça, em um mundo de desgraça

    Por

    Quando assistimos a um noticiário ou lemos jornais, observamos a quantidade de notícias tristes e podemos...

Para o Topo