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A prática da Atenção Plena no âmbito escolar

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A prática da Atenção Plena no âmbito escolar

Por Prof. Ms. Angelica Cristina Henick – Coordenadora Pedagógica do Fundamental I – Colégio Evangélico Martin Luther

Cada vez mais a sociedade fala das Habilidades e da Inteligência Emocional. No âmbito escolar, essas habilidades estão presentes nas novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta de educação para o século 21. Entre as competências que o documento propõe, uma delas é: “Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BNCC, 2017). Mas como a escola pode fazer isso?

Entre muitas possibilidades, uma delas é o Mindfulness, ou Atenção Plena, que, segundo Jon Kabat-Zinn, é um estado em que prestamos atenção – intencionalmente e sem julgamentos – ao momento presente (Sanches, 2018). De forma geral, sempre estamos nos preocupando com a próxima tarefa do dia, e isso não é diferente na realidade das nossas crianças. Mas e o momento presente? De acordo com Sanches, não sermos capazes de focar a atenção no presente é uma das causas para grande parte do sofrimento que experimentamos.

A prática do Mindfulness na escola tem como objetivo trabalhar com os alunos a concentração, proporcionando um momento para desacelerar, respirar e observar a experiência interior. O importante é fazer com que os estudantes aprendam a dirigir sua atenção, ignorar distrações, observar o próprio corpo, suas sensações e emoções e sejam capazes de lidar com elas com clareza e objetividade.

 

 

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