Conectado com

A presença de Jesus traz alegria – Jo 16:22

Pastores

A presença de Jesus traz alegria – Jo 16:22

Por Pastor Elvino Krieser

Existe algo maravilhoso, que é pouco conhecido: a tão falada, procurada e desejada ALEGRIA. Ela é um prazer, contentamento, satisfação e paz; serve para dar sentido à vida, revelar o amor, trazer sossego, acalmar e amenizar a dor; se apresenta em expressões no corpo, como sorriso, vontade de trabalhar, disposição de ajudar, brilho de dentro para fora.

Conhecemos basicamente dois tipos de alegria: a externa e a interna. A externa vem de fora para dentro, dura pouco tempo (Ex: palhaço, esporte, festa, dinheiro); e a interna, que vem de dentro para fora, nunca termina (Ex: satisfação, sossego, calma, paz, perdão, amor).

Jesus, ao falar sobre a alegria, diz que ela jamais foge do cristão e, se o mal atacar, Ele aconselha calma e esperar passar um tempo, pois, mesmo que ela vá embora por um instante, retorna rapidamente com todo vigor. Conforme o verso 20, Jesus aconselha que, se vier o tempo de chorar alto e houver um lamento de morte, é bom esperar, pois a tristeza logo dará lugar a uma grande e eterna alegria. Nesses contratempos, provavelmente o mundo vai sorrir, porque gosta da desgraça do fiel, mas o Senhor nunca abandona os seus filhos e, como diz no verso 22, nunca deixa o fiel sem contentamento.

Conjunto a isso, Jesus quer preparar os seus para a tristeza, mostrando a realidade do mundo cruel, e ensinando a alegria com o apego à paciência e à fé. A verdadeira e eterna alegria sempre passa pela cruz, morte e ressurreição de Cristo, mas aguarda ansiosa o último reencontro com o Senhor. E essas coisas nós também aguardamos com toda a cristandade espalhada pelo mundo. Conforme atesta o verso 16, por um pouco tempo Jesus não está visivelmente conosco, mas mais um pouco tempo e Ele voltará.

Existem muitas pessoas sem alegria, diferente do que Deus almeja aos homens. Esses seres têm um comportamento estranho, são ásperos, resmungões, egoístas, briguentos, etc. São assim porque lhes faltam Deus no coração e o Seu grande amor. Essa deficiência não permite àquelas pessoas serem felizes. Por isso, vemos claramente neles a ansiedade que os retorna aos consultórios, o desgosto que lhes estraga a vida e a dor que lhes tira o prazer de viver. Qualquer alegria que se manifesta tem pouca duração, porque é superficial, finita.

Meus amigos, o mundo vive nessa ilusão. Eles precisam correr atrás das festas e prazeres perenes para serem momentaneamente felizes. Nós temos o Senhor, que vem ao nosso encontro através de Cristo e Seu perdão. Ele nos faz nascer à felicidade e prepara as nossas vidas à eterna alegria na terra e no céu. Não procure o prazer do momento, aquele que logo passa e depois dá uma grande dor de cabeça. Abandone essa ilusão e mentira, porque só na presença de Jesus existe a verdadeira e eterna alegria. Amém!

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Startups e Deus

    Por

    Por Pastor Alfredo Bischoff Faz algumas décadas que o mundo se conectou geral. As pessoas têm...

  • Pastores

    É o apocalipse?

    Por

    Por Pastora Sandra Helena Fanzlau Essa pergunta me foi feita diversas vezes neste último ano. Em...

  • Pastores

    Como triunfar sobre as dificuldades da vida

    Por

    Por Reverendo José Roberto de Souza    “Jabes foi mais honrado do que seus irmãos. Sua mãe lhe...

  • Pastores

    Coronavírus (COVID-19). E agora?

    Por

    Por Pastor Adimar Pufal João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em...

  • Pastores

    Planos estabelecidos

    Por

    Por Ev. Fausto Freitas Provérbios 16:1-3: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor,...

Para o Topo