No dia 13 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Gentileza. Pensando nesta data, logo vem em mente o ditado “Gentileza gera gentileza”…. o que é uma realidade, pois se tratarmos o nosso próximo com amor, a tendência é gerar um sentimento recíproco, o que automaticamente, muda a sociedade e torna a convivência muito mais agradável. Mas, como ser gentil atualmente? Confira a opinião de três entrevistados:
Como o cristão pode ser gentil na sociedade atual?
Debora Gerke, 40 anos
“Acredito que ser gentil implica em demonstrar amor ao próximo, com pequenos gestos, através da empatia, colocando-se no lugar do outro, absorvendo, compreendendo e entendendo seus sofrimentos e colocando-se genuinamente à disposição. A empatia vai além de colocar-se no lugar do outro, mas fazê-lo a partir do ponto de vista do outro, pois muitas vezes julgamos a partir de nossas próprias experiências e valores. Também é imprescindível abrir mão de alguns preconceitos, entendendo que o amor ao próximo deve estar acima de qualquer doutrinação religiosa, porque um dos maiores mandamentos do Senhor é o amor ao próximo, como nos ensina I Coríntios 13:13: ‘Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor’”.
Anderson Wolmar Winter, 35 anos
“A permissão que o Espírito Santo trabalhe com você, o que é agradável aos olhos de Deus, irá torná-lo gentil. A gentileza define-se como suavidade, leveza, brandura e mansidão. Sendo que o oposto é dureza, aspereza, etc. As pessoas gentis são as que agem e falam sem aspereza. São pessoas suaves, constantes e mansas, onde as boas maneiras estão ligadas à gentileza e as boas maneiras de agir no dia a dia não trazem desonra ao Cristianismo”.
Liane Marlize Stamm Schwingel, 45 anos
“Falar de gentileza em tempos modernos parece algo complicado, não é? Mas, se pensarmos no quanto podemos deixar o dia de alguém melhor com palavras ou ações simples, percebemos que ser gentil não sai de moda. Com a vida corrida que as pessoas levam hoje, parar para ouvir alguém, cumprimentar com alegria, olhar em seus olhos, ter uma palavra amiga e dar-lhe um abraço carinhoso, pode ser uma bela maneira de expressar a gentileza. Uma forma também especial e muito particular de ser gentil, é orar pelo outro, um gesto incondicional, que faz e traz o bem e a paz ao coração dos envolvidos”.