Quantas vezes você já proferiu essa sentença?
– Quando olhou no espelho e viu que não havia mais roupa que desse conta de cobrir as gordurinhas extras?
– Quando a pilha de louça ou de roupa para passar já estava passando do limite tolerável?
– Quando você, finalmente, percebeu que estava em um relacionamento abusivo?
– Quando seu filho não estava mais entendendo os teus recados sutis ou os teus pedidos educados?
– Quando algo no teu trabalho representou a gota d´água e você resolveu se demitir?
– Quando a saudade estava tão grande que você resolveu jogar tudo para o alto e viajar para abraçar alguém que ama?
– Quando você cansou de chorar e de se vitimizar ao receber um diagnóstico médico ruim, e resolveu acreditar na cura?
Seja qual for o motivo ou circunstância, o “Agora chega!” normalmente é muito positivo. É uma das expressões mais transformadoras que existem.
O próprio Jesus já anunciou um “Agora chega!” quando expulsou os mercadores do templo: “Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo; também os ensinava e dizia: não está escrito: a minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.” Marcos 11:15-17.
O “Agora chega!” pressupõe grandes mudanças. Contudo, mesmo que exija esforço de nossa parte, há menos sofrimento depois do “Agora chega!” do que antes dele. O caminho até o “Agora chega!” normalmente é cheio de procrastinação, desculpas esfarrapadas e sentimento de culpa.
Há alguma situação que exija um “Agora chega!” em tua vida? É possível que você esteja arrastando alguma situação desagradável por medo do ultimato e do preço da mudança?
Inspire-se no grande “Agora chega!” do apóstolo Paulo. Ele passou de perseguidor a discípulo. Nas suas cartas às igrejas, ele incentiva as mudanças profundas: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Romanos 12:2a. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. II Coríntios 5:17. “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo […].” Filipenses 3:13-14.
E não se esqueça que, independente do tipo de “Agora chega!” que decidir gritar, você não estará sozinha. Aproprie-se da promessa que Jesus fez: “[…] Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.” Mateus 28:20.