IGREJA DE DEUS – COMUNIDADE EMANUEL
“Alegrai-vos sempre no senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos”
Filipenses 4:4
De todas as cartas apostólicas, há um carinho especial geral pela carta aos Filipenses. Cheia de versículos de efeito, leve, pra cima. Estudiosos concordam que a igreja de Filipos era a “preferida” do apóstolo; aqui ele a chama de joia e coroa: uma igreja presente, solidária. Todavia, aqueles eram tempos de ataques. Pressões internas e externas. Ao invés de dar atenção às circunstâncias, deveriam estar firmes, mesmo que houvessem desarmonias, falsos ensinamentos, tribulações de todo tipo. E como nos identificamos com esta igreja, nestes tempos de pandemia: pressões, ameaças, decretos, abre, fecha, controla a duração do culto, cuida da transmissão ao vivo, e quando pensamos que tudo já estava quase no fim, lá vem essa bagagem pesada outra vez. No fundo, ainda sonhamos com uma igreja perfeita, um ano sem dificuldades, um tempo de paz perene e eterna. Só que o apóstolo Paulo, ao escrever sobre alegria, não ignorou o contexto, mas disse, apesar disso, alegrem-se Nele! Digo de novo, alegrem-se! Veja bem: em um contexto desanimador, o homem fala de alegria. Preso, fala de alegria. Depois de expor as dificuldades, fala de alegria.
A Igreja de Cristo está de pé. Muitos de nós, ao longo desse ano, perdemos coisas, pessoas, planos e sonhos. Ainda assim, precisamos nos lembrar de que a alegria é uma marca necessária da igreja. Aprendemos a desenvolver a resiliência, que é a capacidade de se recobrar diante de adversidades. De tomar a pancada e voltar à luta. Quem desenvolve a resiliência, tem mais condições de enfrentar desapontamentos, lidar com perdas e se adaptar a mudanças. O resiliente tem grande senso de controle sobre seu destino e toma a iniciativa para resolver seus problemas. Atitude positiva, otimismo, habilidade para controlar emoções e receber as críticas e falhas como algo positivo para fazer melhor.
Como a maioria das Igrejas no mundo, nós também aprendemos e ressignificamos valores fundamentais da nossa história: de forma vibrante e precisa, foram muitas lives de oração, muitas transmissões on-line, aperfeiçoadas ao longo do ano, e principalmente, cuidando para que a Alegria seja uma marca perene nas nossas reuniões, e na realidade, isso não é muito difícil: quando você vê que Jesus é o pastor da centésima ovelha, você se alegra. Que Ele é um Salvador feliz por nos salvar, que não nos lembra o tempo todo como somos difíceis e problemáticos. Quando enxergamos o amor de Jesus na cruz, ah, a alegria sobrepuja qualquer tristeza, angústia ou abandono. Não há como ficarmos em choro e lamentações quando enxergamos o amor de Deus!
Por isso, a mensagem da igreja é uma mensagem de boas notícias, novidade, alegria ultracircunstancial. Alegria no meio das crianças, dos jovens, das famílias, na celebração, e na nossa vida diária, porque a nossa alegria está em Cristo, que é o centro de nossa mensagem!
Seja sempre muito bem-vindo à nossa Igreja! Estamos lhe esperando, de braços abertos e cheios de alegria!