Pastor Günter Scheguschewski
1ª Igreja Batista em Nova Santa Rosa
A preocupação é um sentimento e uma condição da alma que se opõe à confiança e esperança.
Quando uma pessoa assume responsabilidades, e leva a sério seu dever, sente algum grau de preocupação, que é natural, no empenho para o bom cumprimento do dever.
Porém, muitas pessoas se preocupam demais. São conduzidas mais pelo temor do fracasso que pela esperança de sucesso.
Quando nos preocuparmos demais com o que poderá acontecer no futuro, perdemos a oportunidade de vivenciar as alegrias e bênçãos presentes. Podemos estar ocupados com aquilo que ainda não aconteceu, e provavelmente nunca acontecerá, mas já são antecipados os sofrimentos com as “pré-ocupações”.
Jesus Cristo disse: “Não vos preocupeis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34).
Alguém escreveu: “A preocupação e desespero é o contrário de esperança. A esperança sabe esperar e suportar dificuldades. O desespero não consegue enfrentar as dificuldades. Muitas pessoas estão sofrendo e até doentes porque se decepcionaram com a vida perdendo a esperança”.
Nós podemos escolher para onde direcionamos os olhos da fé. Se quisermos nos concentrar nas preocupações ou focar na esperança que recebemos em Jesus Cristo, O Salvador e Senhor da história e da eternidade.
Uma menina olhando pela janela de sua casa chorava convulsivamente pela morte de seu animal de estimação. Com muita tristeza, observava seu pai enterrar o cãozinho, amigo de tantas brincadeiras.
O avô que a observava, aproximou-se, deu-lhe um abraço, pegou sua mão e a conduziu para outra janela. Abriu as cortinas, mostrou o lindo jardim florido e disse: – “Está vendo aqueles pés de rosas amarelas ali à frente? Lembra que você ajudou a plantá-los? Eram apenas pequenos galhos cheios de espinhos, e agora veja que maravilha”!
A menina enxugou as lágrimas que ainda corriam sobre o rosto, abriu um largo sorriso observando as abelhas que pousavam sobre as flores, as borboletas que faziam festa entre as rosas que enfeitavam o jardim.
O avô, satisfeito pôr tê-la ajudado a superar aquele momento difícil, disse: “A vida nos oferece sempre várias janelas. Quando a paisagem de uma delas nos causa tristeza, sem que possamos alterar o quadro, podemos ir para outra janela e certamente veremos uma paisagem diferente.”
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei Nele. Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor”. (Lamentações 3:22-26).
A esperança em Deus é o principal para vivermos bem. A fé nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro e a eternidade. A esperança nos fortalece para não desanimarmos diante de um mundo de tribulações e lutas que nos provam a cada dia.
“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”. (Hebreus 10:23).
Verdadeira e segura é a esperança em Deus, na justiça Divina, na Salvação em Jesus Cristo, na vida eterna, na glória do um único e verdadeiro Deus, Criador e Sustentador de todas as coisas, que sempre cumpre Suas promessas.
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos seres humanos”. (I Coríntios 15:19).
“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”. (Salmos 62:5).
Tenha sempre esperança em Deus. Somente Nele há Salvação e segurança eterna.