A ginástica rítmica é uma modalidade desportiva essencialmente feminina que se fundamenta na expressividade artística. É conceituada como a busca do belo, uma explosão de talento e criatividade, em que a expressão corporal e o virtuosismo técnico se desenvolvem juntos, formando um conjunto harmonioso de movimento.
Ela encanta pelo fato de aliar a arte potencial do movimento expressivo do corpo, com a técnica da utilização ou não de aparelhos característicos a ela, somados à interpretação de uma música.
É um esporte arte que empolga, motivado pela competição e desejo de chegar à perfeição. A leveza, o ritmo, a fluência e a dinâmica trouxeram amplas possibilidades de se desenvolver a agilidade, a flexibilidade, a graça e a beleza dos movimentos.
Em Marechal Cândido Rondon, o projeto de Ginástica Rítmica teve início em 2006, desenvolvendo aulas de iniciação e rendimento. Tem por objetivo a formação social e o desenvolvimento motor para as meninas com faixa etária de 05 a 15 anos, e um grupo de treinamento permanente, para representar o município em competições estaduais e nacionais.
Atualmente, o Projeto conta com uma professora que é Coordenadora, Vivian Sumie Yamamoto e duas auxiliares técnicas, Karine Walter e Caroline Kunzler, atendendo a mais de 200 alunas e coordenado pela Associação de Pais das alunas do rendimento, os quais organizam e gerenciam todas as atividades juntamente com a Professora responsável pelo projeto.
A equipe de treinamento específico conta com 21 atletas sob a coordenação da Professora Vivian e auxiliar técnica Karine, que representa o município em competições estaduais e nacionais.
A treinadora Vivian assumiu o projeto em 2018 e a cada ano, a equipe vem se destacando tanto nos cenários estaduais como nacionais.