Conectado com

Bom é render graças ao Senhor

Pastores

Bom é render graças ao Senhor

Por Valdemar Martin – Pastor emérito da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

 

É fácil sorrir quando tudo vai bem. Porém, nem sempre a vida é um mar de rosas. No hino “Graças dou”, o poeta agradece pelas rosas do caminho e pelos espinhos que elas têm.

No hinário alemão, o hino 346 começa assim: “Num danket alle Gott”. Foi escrito pelo pastor alemão Martin Rinkart (1586-1649). Ele passou a Guerra dos 30 anos (1618-1648). Nesta guerra, as pessoas morriam como antigamente morriam os animais, de peste. Ele perdeu muitos paroquianos. Mais. Ele perdeu sua mulher e todos os seus filhos. Da família ficou ele só.

Mas, quando a guerra acabou e as pessoas pararam de morrer, ele convocou a congregação para um culto especial.  E para este culto ele compôs o hino” Num danket alle Gott”. Este hino está no hinário em português número 150: “Dai graças ao Senhor”. A tradução é bonita, mas o tradutor não conseguiu colocar a ideia original. A simples palavra NUM (agora) transmite a ideia: AGORA que a guerra terminou e as pessoas pararam de morrer, agora vamos agradecer ao Senhor.  Foi tudo muito triste e difícil, mas ainda temos muitos motivos para louvar e agradecer a Deus.

Na verdade, nós também temos muito mais motivos para louvar e agradecer, que para chorar e lamentar. E um grande motivo é pelo pai que tivemos, ou que ainda temos. Há filhos que dirão: mas eu não tive um pai ideal. Estes precisam mudar a pergunta para: será que tenho sido um filho ideal?

Lutero, quando criança, pegou uma bolacha sem pedir. Apanhou ao ponto de sangrar. Perguntado se ele não guardava rancor de seu pai, ele respondeu: ele apenas queria o meu bem.

Que o Pai do céu a todos abençoe.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo