Conectado com

Pastores

Cante!

Por Pastor Valdemar Martin

Um conhecido provérbio diz: “Quem canta, seus males espanta”. Normalmente, canta-se quando se está de bem com a vida. É fácil cantar nos momentos de alegria. Quando o anjo Gabriel havia anunciado à Maria que ela seria a mãe do Salvador, ela não se conteve. É simplesmente maravilhoso o cântico de Maria, conforme podemos ler em Lucas 1:46: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador”… E logo no capítulo seguinte de Lucas, vamos encontrar o cântico de Simeão. Depois que ele tomara em seus braços o menino Jesus, o seu cântico de alegria foi: “Senhor, agora despedes em paz o teu servo, porque os meus olhos já viram a tua salvação” (Lucas 2:29). Há pessoas, quando aprendem uma música nova, ficam o dia inteiro cantarolando esta melodia. Eu me situo entre estas pessoas e ainda não perdi este hábito. É uma demonstração de alegria e regozijo e que faz superar os problemas do dia a dia com mais facilidade.

Há, porém, aqueles que, sem pensar, mudam o sentido destas palavras do provérbio citado, mudando apenas a colocação da vírgula. E o dizer fica assim: “Quem canta seus males, espanta”. Na primeira afirmação, o provérbio diz que o cantar faz esquecer os problemas e dificuldades. Agora o sentido da afirmação ficou completamente diferente. Você já deve ter encontrado pessoas que, ao conversar com elas, nada de positivo conseguiu ouvir. Uma senhora costumava queixar-se da saúde, do tempo, dos problemas do dia a dia, etc. Um parente, já saturado com estas lamúrias, decidiu perguntar certo dia: “Diga-me, quando então devo vir para o seu velório”?

As coisas negativas e lamúrias não atraem, mas afastam as pessoas. Está aí a comprovação da maneira de dizer: “Quem canta seus males, espanta”. Evite falar de seus problemas aos amigos a cada dia.

A alegria de cantar atrai as pessoas e as mantém unidas. E aqui vai uma sugestão: você e seus amigos, cantando, poderão formar um belo grupo vocal. Ao fazê-lo, estarão tendo surpreendentes momentos de enlevo espiritual e, acima de tudo, proporcionando momentos de alegria a seus ouvintes.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Perdoar ou pedir perdão?

    Por

    Por Pastor Emérito Valdemar Martin Dois vizinhos começaram a desentender-se por causa de divisa de terras. Os...

  • Pastores

    Como orar (Mateus 6:7-15)

    Por

    Por Pastor Emerson Zielke Amados irmãos e irmãs, que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo...

  • Pastores

    Quem tiver sede, beba!

    Por

    Por Pastora Mariana Wild Nos nossos dias, muitos fazem uma leitura equivocada da Bíblia, acusando-a de...

  • Pastores

    A justiça de Deus

    Por

    Por pastor Neimar Plack Brauwers – Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB) – Nova Santa Rosa...

  • Pastores

    Vós sois o templo do Espírito Santo

    Por

    Por pastor Levi Neves de Miranda – Igreja Presbiteriana Renovada – Nova Santa Rosa “Ou não sabeis...

Artigos Populares

Para o Topo