Se você se interessou pela leitura, então é porque, assim como muitos, deve estar em busca desta resposta. Posso até imaginar a minha própria esposa lendo atenciosamente este artigo, em busca de dicas práticas que possam auxiliá-la também. Todo casamento saudável viverá um constante crescimento e desenvolvimento de suas habilidades conjugais.
Biblicamente, o matrimônio é um modelo do relacionamento entre Deus e o Seu povo (Ef 5:25). Deus nos ama a ponto de nos aceitar com todas nossas falhas, mas Ele nos ama demais para permitir que as falhas simplesmente continuem. Deus sempre promove a nossa transformação. O cônjuge que ama fará o mesmo. Mas como? Descobrir a forma correta de crescermos juntos é um dos grandes desafios. Vou tentar ir direto ao ponto, citando algumas dicas que tenho visto minha esposa colocar em prática, na dura tentativa de melhorar o marido dela também.
Como mudar o meu marido?
1 – Nunca critique sem antes elogiar
Eu creio que esta seja uma das principais regras para que a porta do coração fique aberta para qualquer mensagem que exija mudanças. Receber uma crítica não é fácil para ninguém.
Ao ouvir sobre um erro que cometemos, temos a tendência de achar que somos um erro. Como se nossa vida se resumisse naquela falha. Assim como o adolescente que olha no espelho e só vê aquela espinha nova, e considera-se o adolescente mais feio do mundo. Este é o sentimento que recebemos ao sermos criticados. Porém, se nosso coração for preparado com elogios, a crítica ficará menos dolorida.
Posso prever as críticas de minha esposa. Ela me elogia e coloca meus sentimentos nas alturas, antes de me trazer ao chão da realidade novamente. Posso ver em seu olhar carinhoso que um sermão está prestes a ser pregado no “púlpito” da cozinha de nossa casa. Como fico feliz quando ela aplica esse método. O elogio antes da crítica me lembra do amor e respeito que ela tem por mim. Me faz entender que a intenção não é machucar.
Se você não tiver elogio algum para mencionar, então ainda não está preparado para falar sobre o seu desejo de mudança. Espere mais um pouco até conseguir anotar dois ou três elogios sinceros.
“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora idônea para ele” Gn 2:18
Tenha como objetivo ser um auxiliador no progresso do seu marido/esposa. Mencionar as suas qualidades antes de criticar os erros, ajudará você a encontrar o tom certo para falar sobre as suas falhas.