Por Ev. Fausto Freitas
“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque Dele vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio está em Deus. Confiai Nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante Ele o nosso coração; Deus é o nosso refúgio”. Salmos 62:5-8.
O livro de Salmos é uma coleção de poesias, orações e louvores que expressa a alma, o coração e os sentimentos da humanidade. O Salmo 62 está classificado, catalogado e registrado no grupo dos Salmos devocionais, onde o salmista, através de uma poesia, revela sua expectativa otimista, uma visão ampla do Seu Deus e uma confiança inabalável.
- Expectativa otimista: Naquele período, o salmista Davi estava exercendo o seu ministério de rei sobre todo o Israel e isso mostra que ele tinha o poder em suas mãos, uma coleção de medalhas de conquistas de guerras e muito ouro e prata no cofre do seu governo, porém a sua expectativa não estava fundamentada em coisas materiais, mas sim, estava direcionada no Deus que o escolheu, preparou e ungiu para uma missão. Ele disse: a minha alma espera somente em Deus, porque Dele vem a minha esperança (palavra “esperança” na visão bíblica e teológica significa expectativa de vitória). Para o salmista, não importavam as circunstâncias do momento, estando em guerra ou paz, tempestade ou bonança, em todo o tempo ele expressava a sua expectativa otimista.
- Visão ampla da promessa: A visão do salmista ultrapassava as paredes do seu palácio, ele afirma no verso 6 do Salmo 62 que só Deus era sua rocha, sua salvação, sua defesa e essa visão era baseada em uma confiança que não seria abalada. Ainda que ele vivesse momentos de crises na área espiritual, na família e na política, nada disso tirava seu foco do propósito. Enquanto seus olhos contemplavam as circunstâncias, a visão da alma penetrava num futuro cheio de conquistas.
- Confiança inabalável: Ao lermos a Palavra de Deus, o nosso coração se enche de esperança, pois encontramos muitos homens que em meio aos desafios da vida, não perderam a virtude da confiança, não desistiram dos seus sonhos ainda que os dias fossem maus, não abandonaram a sua missão em tempos de crise. Em todo o tempo, a mensagem deles sempre foi “Deus é o meu refúgio, confiai Nele e derramai perante Ele o vosso coração”. Por isso, não importa a situação que você está vivendo hoje, permaneça confiante, otimista, paciente e focado no seu propósito. Deus contempla as aflições do seu povo e no tempo certo sempre Ele irá preparar o caminho da proteção, do livramento e da vitória.