O medo é gerado, muitas vezes, por causa de traumas, que são feridas na alma. Cada vez que você é colocado em uma situação semelhante àquela em que ficou traumatizado, você relembra aquele fato e o seu cérebro provoca reações em sua emoção ou até mesmo em seu corpo. Ter medo é bem diferente de ter temor ao Senhor. Temer ao Senhor é respeitá-Lo e reverenciá-Lo, reconhecendo a Sua grandeza e santidade. O “temor a Deus” não é medo que faz fugir Dele é, antes, respeito, amor, obediência e adoração a Ele. Sempre que agimos por medo, não agimos com a fé, pois o medo nos faz ver os obstáculos ao invés da vitória.
A fé no Senhor Jesus é totalmente oposta ao medo, pois traz à existência aquilo que não existe de acordo com o texto sagrado de Hebreus 11:1. Para compreendermos mais sobre o medo e a fé, iremos refletir sobre a história de Gideão, que está relatada na Bíblia nos capítulos 6 e 7 do livro de Juízes. O povo de Israel havia pecado contra Deus, e por isso, Ele permitiu que o povo de Midiã, os midianitas, o dominasse por 7 anos. Para se esconder dos midianitas, os israelitas ficavam em cavernas e em lugares seguros nas montanhas. Sempre que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto para atacá-los, destruindo toda a colheita e não deixando sequer uma ovelha, uma vaca ou um jumento para eles viverem (Juízes 6:1-4).
Após isso, Deus manda um anjo chamar um homem para liderar a batalha contra os midianitas: nada mais, nada menos que Gideão (Juízes 6:11). No versículo 11, é possível observar que Gideão estava escondido, o que nos permite compreender que ele também tinha medo dos midianitas chegarem e destruírem tudo de novo, afinal foram 7 anos assim, mas Deus não vê como o homem vê. Ele vê além dos nossos olhos e viu em Gideão um homem valente, isso foi dito pelo próprio anjo do Senhor v.12.
Deus não permitiu você nascer para viver com medo do que quer que for! Você existe para ser um vencedor, um homem valente. Então não deixe que as circunstâncias dessa vida ou qualquer trauma, frustração, atrapalhe você de ser um grande homem para a sua família e para a sociedade. Quando tomamos posição tendo atitude de homem, principalmente homem segundo a vontade de Deus, não tem pra ninguém, mesmo aqueles que ousarem se levantar contra você, vão se dar mal, porque Deus será contigo como foi com Gideão.
Deus é maravilhoso! Você se imaginou no lugar de Gideão? Sete anos de sofrimento que geraram um medo muito grande. Depois, um chamado de Deus para vencer o medo e liderar o povo contra o grande exército inimigo. Abandone o medo e chegue onde Deus projetou para você chegar antes mesmo de você nascer, mas faça isso com coragem e fé no Deus que criou todas as coisas e permitiu você nascer.