“Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual passando pelo vale árido, faz dele um manancial…” Sl 84:5-6
Nosso Deus é um agente de transformação! Ele quer tornar o vale árido em manancial em nossas vidas. Você sabe o que é um vale árido? É um lugar sombrio, praticamente um deserto. Esse vale do texto era o vale de baca (o trecho mais difícil da estrada até Jerusalém, mas de passagem obrigatória), conhecido também por vale das lágrimas (baca – planta que chora).
Nós talvez não conheçamos esse lugar fisicamente, mas com certeza podemos dizer que já passamos figuradamente por este vale; provações, doenças, dificuldades, lutas, amarras em nossas vidas, traição, violência, indiferença e depressão, são algumas facetas dos vales áridos da vida humana.
A jornada da vida a caminho da morada celestial nos faz chegar a esse vale. Muitos passam por ele e outros acabam até morando nele. Pare por um instante e analise a sua vida. Em quais áreas está vivendo num vale árido? Analise a sua casa, o seu trabalho, os seus relacionamentos…
Com Cristo ao seu lado, você pode transformar o vale árido em um manancial! Jesus veio a esta terra justamente para isso. Certa vez ele disse: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7:38). Jesus estava se referindo ao Espírito Santo que passa a habitar e direcionar todo aquele que crê em Jesus.
“Como são felizes os que em Ti encontram sua força” ou “que de Ti recebem forças”. Só consegue transformar o vale em manancial aquele que faz de Deus a sua Fonte, o seu Gerador, a sua Usina de vitalidade. A nossa força não vem do pensamento positivo, não vem do dinheiro, não vem da família. Todas estas coisas podem até ajudar, mas a nossa verdadeira força vem do Senhor. Devemos recorrer a Ele. Jesus é a fonte!
Um relacionamento com Jesus é fonte de paz, de alegria, de satisfação dentre muitas outras coisas. Mas existe algo que só Jesus pode trazer: a salvação eterna! Olhamos para a Bíblia e percebemos um foco muito maior na eternidade do que simplesmente nos benefícios colhidos aqui nesta terra. A verdadeira força para viver e enfrentar os vales dessa vida está na esperança, motivada pela certeza de que, pela fé, habitaremos eternamente com o Senhor.
No final do v.5, lemos: “Bem-aventurado o homem (…) em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial (…)”. Ter no coração os caminhos aplanados significa ter um coração quebrantado, ter a geografia do coração alterada. Se tornar ensinável, ao contrário de ter um coração endurecido.
Só muda a situação do lado de fora da vida, quem já mudou a situação do lado de dentro. O coração do problema sempre é um problema do coração! É a situação do coração que determina a situação da vida, tanto que existem pessoas que tem tudo e não tem nada! É impossível mudar a história que nos envolve, sem que primeiro mudemos a história do nosso coração.
Jesus quer transformar o seu interior, para que por onde você passar, mesmo que seja pelo vale árido, um manancial possa brotar e transformar a maneira de olhar para o exterior.