Conectado com

Donde vens e para onde vais? (Gn 16:8)

Pastores

Donde vens e para onde vais? (Gn 16:8)

Por Pastor Ivo Lídio Köhn

Essa pergunta foi feita pelo anjo do Senhor a Hagar, serva de Sara e Abrão, quando fugia da tenda deles. Ela sabia de onde vinha, mas não sabia para onde ir. Ela estava deixando um lar onde se temia e adorava ao único e verdadeiro Deus, sem saber o que lhe reservava o incerto futuro. Foi aconselhada a regressar, se humilhar e permanecer.

Essa pergunta o Senhor quer que você, caro leitor, se faça constantemente. Você vem de onde? De uma vida sem Deus? De um lar cristão, onde os valores espirituais, morais e éticos eram respeitados e vividos? Ou você vem de um lar onde chamava de pai a quem não era seu pai verdadeiro e de mãe, quem não era sua mãe de fato? Ou você vem da rua ou de um orfanato sem nunca ter conhecido um lar, uma família? O que você quer na sua vida e aonde quer chegar? Você vem de um casamento harmonioso e feliz, mas que se deteriorou, porque em sua opinião sua sogra se intrometeu demais? Você vem de um emprego excelente, vantajoso, com ótimas perspectivas de crescimento, mas em sua opinião injustamente o (a) despediram? Você vem de um passado brilhante e está diante de um futuro escuro?

Reflita comigo: Hagar tinha uma vida regalada. Isso a levou a menosprezar sua patroa, nivelando-se com ela. Quando foi advertida, fugiu. O orgulho sempre precede a queda. O anjo do Senhor a aconselhou a retornar e humilhar-se. Quem cai necessita levantar-se. Com muita tristeza, vemos hoje os princípios e valores morais, éticos e espirituais que os pais tentaram incutir em seus filhos sendo abandonados e adolescentes e jovens jogando-se num futuro incerto, sem limites, nem rumo e muito menos, destino. Por outro lado, pela graça e misericórdia de Deus, muitos que não conheceram seus pais e foram adotados, criados na rua ou num orfanato, tornam-se pessoas de bem, porque abraçam valores e princípios bíblicos para sua vida. Quantos perdem cargos e empregos preciosos por motivo da sua arrogância, da sua desonestidade, da sua falta de humildade ou falta do senso de responsabilidade… não culpe sua sogra pelo seu casamento fracassado; se você não mudar sua postura diante do seu marido ou da sua esposa, aceitando e amando sua família como sua, poderás descasar e casar dezenas de vezes e nunca serás feliz. O melhor caminho sempre será o recomendado pelo anjo a Hagar e também trilhado pelo filho pródigo em Lucas 15: “Volte… arrependa-se… humilhe-se… reconcilia-te”. O melhor de tudo é sempre retornar ou voltar-se a Deus, seu Criador e Sustentador de todas as coisas!

Quero lembrar que se, no caminho de onde viemos e no qual estamos caminhando, a PALAVRA DE DEUS for “lâmpada para os nossos pés e luz para nossos caminhos” (Salmo 119:105), certamente seremos mais que vencedores. Assim como o caminho que Hagar estava indo, afastando-se da casa de Abrão, a levaria à destruição, o caminho do abandono dos princípios e dos valores cristãos bíblicos levará você para o inferno, a destruição, que fica no fim de uma vida sem Deus.

Você, caro leitor, tem certeza, do destino da sua vida? Sabes para onde está indo? Há uma regra no trânsito que diz: “Na dúvida, não ultrapasse!” Qualquer dúvida, pare, retorne e informe-se! O Pai te aguarda de braços abertos!

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    As possíveis decepções do céu

    Por

    Por Pastor Marcos André Schulz O célebre missionário norte americano David Brainerd, gastou suas últimas forças...

  • Pastores

    “O preço do amor”

    Por

    Por pastor Emerson Zielke Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar,...

  • Pastores

    Perdoar ou pedir perdão?

    Por

    Por Pastor Emérito Valdemar Martin Dois vizinhos começaram a desentender-se por causa de divisa de terras. Os...

  • Pastores

    Alcançando o topo

    Por

    Por Pastor Anilton de Oliveira da Silva Subir uma montanha não é algo fácil; exige sacrifício,...

  • Pastores

    Como orar (Mateus 6:7-15)

    Por

    Por Pastor Emerson Zielke Amados irmãos e irmãs, que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo...

Para o Topo