Conectado com

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo”. Juízes 4:4,5

Pastores

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo”. Juízes 4:4,5

Por Pastora Mariana Wild

A vida da juíza Débora tem inspirado muita gente através dos anos. E de fato, Débora é considerada uma das grandes mulheres da Bíblia, por sua importância no contexto espiritual e também político de sua época. Sempre que pensamos em heróis ou heroínas, somos remetidos aos personagens da Marvel, mas a Bíblia nos mostra que homens e mulheres de carne e osso podem ser levantados por Deus para salvar toda uma geração. Ao analisarmos o texto, entendemos que Israel vivia tempos de crise, e a Palavra de Deus era rara naqueles dias, por isso foram levantados juízes para direcionar a nação. E é nessa realidade que nossa querida Débora surge. Débora, uma mulher. Débora, uma mulher profetisa. Interessante perceber que nos tempos de crise, Deus levanta pessoas! E como isso parece com os nossos dias! Vivemos tempos de crise nas universidades, nas escolas, na mídia, no interior, na capital. Crises em todos os níveis: crises morais, espirituais e emocionais; e muitas vezes, depositamos nossa esperança nos lugares errados. Se cremos em Deus, se cremos em Cristo, carregamos a esperança onde andarmos.

No meio de tantas crises, Deus pode nos levantar como resposta nos mais diversos lugares. Foi assim com Débora! Uma mulher, que cuidava de sua casa, que tinha um marido (e só aqui, ela já acumulava funções suficientes para ocupar sua agenda), foi levantada por Deus para ser direção para uma nação e ainda tinha tempo para ajudar a quem pedia sua ajuda. Isso já aconteceu com você? “Só lembram de mim quando precisam de algo”, talvez você já tenha dito. No entanto, isso pode ser bom! Ser lembrado nos dias da dificuldade é para poucos, é para gente que é reconhecida como solução, e não como problema. É pra gente que já foi instrumento de consolo, por isso é lembrado novamente, e mais uma vez, e outra, e outra. Graças a Deus!

Sempre que você for mencionado para resolver uma situação, agradeça a Deus e se levante para ser uma resposta do céu na vida do necessitado. Jamais reduza a sua vida a coisas que só serão acumuladas nesta vida.

Sempre que oferecemos apoio, consolo e resposta, acumulamos tesouros na eternidade e cumprimos um propósito! O chamado de Débora pode ser revivido na minha e na sua vida, nos nossos dias: esteja pronto para isso e abrace a oportunidade de deixar a marca de Deus na vida das pessoas. Que Deus te abençoe poderosamente!

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo