“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” Josué 24:15
Josué estava preocupado com o assunto família, de tal forma que chama todo o povo e os leva a tomar uma decisão: de que lado estariam? Do lado do Senhor, ou seguindo a correnteza? A mesma pergunta permanece em nossos dias: para onde estamos conduzindo nossas famílias? Para perto do Senhor ou simplesmente “deixando a vida levar”?
Sua família é o maior patrimônio que você possui. Bens, diplomas e sucesso profissional perdem o significado para você sem a felicidade de sua família. Na verdade, nenhum sucesso compensa o fracasso da sua família. Não podemos construir nossa felicidade sobre os escombros da nossa família.
Não é coerente ser uma pessoa acessível para os estranhos e incomunicável dentro de casa. Não é racional sermos amáveis com os estranhos e truculentos dentro do lar. Não é consistente sermos piedosos na igreja e levianos na vivência em família.
Precisamos tomar a decisão: se vamos andar com Deus, estar aliançados com Deus e levar nossa família neste caminho. Precisamos nos levantar como Josué e dizer: Vou assumir meu papel e levar minha família para mais perto do Senhor!
A família é extremamente importante para Deus. Mas também é para o inimigo, que quer destruí-la, porque sabe que famílias fortes resultam em igrejas fortes, em uma sociedade mais forte, em crianças equilibradas, em adolescentes sem crises, em jovens decididos, em adultos bem resolvidos e abençoados; enfim, famílias fortes e bem estruturadas no Senhor são capazes de transformar o mundo.
O maior legado que se pode deixar para a família é um relacionamento verdadeiro com o Senhor. No meio de um mundo distante de Deus, em que tudo leva para o egocentrismo e o humanismo, temos que escolher se serviremos aos deuses da nossa própria vontade e do amor ao dinheiro, ou se assumiremos nosso papel, nos levantaremos e diremos: Eu e minha casa serviremos ao Senhor!
Essa decisão muda tudo! Muda a vida em família aqui nesta terra, mas principalmente muda o seu destino eterno! Uma pergunta para você: você já nasceu de novo? Já teve uma experiência de entregar a vida para Jesus? Religião não é suficiente, é necessário relacionamento com o Senhor!
Quanto à vida em família, é necessário empenho e dedicação! Mais fácil seria, se apenas fizéssemos uma oração e todas as situações e problemas das famílias desaparecessem, mas não é assim que funciona. Família dá trabalho, mas vale a pena!