Conectado com

Guardados por Deus – 1ªPedro 1:3-6

Pastores

Guardados por Deus – 1ªPedro 1:3-6

Por pastor Jonas Roberto Schultz

Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Paróquia Paz de Nova Santa Rosa

 

A carta de 1ª Pedro foi escrita para encorajar cristãos a continuarem firmes na fé. O momento em que estes cristãos viviam não era dos melhores. Estavam sendo perseguidos, sendo presos e inclusive mortos. E isso não porque eram perversos, ladrões, ou criminosos. Estavam sendo perseguidos por serem cristãos. Mesmo neste contexto de perseguição, Apóstolo Pedro inicia sua primeira carta agradecendo e louvando a Deus por um grande número de favores e bênçãos.

 

O Apóstolo destaca as seguintes bênçãos:

·         Ele nos deu uma nova vida pela ressureição de Jesus Cristo. Eis a grande verdade dita pelo apóstolo. Nova vida a partir da vitória que Cristo conquistou na cruz.

·         O nosso coração está cheio de uma esperança viva. Esperança é algo que acompanha a vida. Esperança de tempos melhores, esperança de uma vida melhor. E no coração de quem crê, esta esperança é viva e se renova a cada novo dia, pois essa pessoa sabe que Deus não abandona.

·         Esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Deus reserva algo especial para aqueles que lhe são fiéis. Embora no presente tempo o cristão desfrute de algumas das bênçãos de Deus, um dia desfrutará plenamente de tudo o que de melhor pode esperar.

·         Vocês são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos. Este é o grande consolo, aquele que crê é guardado por Deus. E mantido seguro para a salvação.

 

Quantas bênçãos Deus dá aos que creem! O maior consolo é ser guardado por Deus! Guardado para a salvação eterna – a qual está pronta, e será revelada em sua plenitude no juízo final.

Tudo isso são favores de nosso Deus. É preciso lembrar sempre que não nascemos porque queríamos nascer, nem morremos porque queremos morrer; nada possuímos por nós mesmos e de nós mesmos. A existência, o sustento e a suficiência vêm de Deus. É Deus quem chama à vida. É Deus quem liberta da condenação eterna. É Deus quem acende no coração a fé salvadora em Cristo. É Deus quem guarda e conserva o cristão até o presente momento. É Deus quem guarda o seu povo para a salvação eterna.

Enquanto aqui vivemos, mesmo sendo cristãos, dificuldades irão aparecer. Em muitas horas da vida, se levantam nuvens negras, e somos acometidos por terríveis tempestades. Mas podemos ter uma certeza: Deus nos guarda. Portanto, por mais que ruja o temporal, por mais que nos aperte o mal, em Deus devemos confiar, porque Ele é a rocha, o libertador, o escudo, a força e salvação. Como disse Lutero: “Se vierem roubar bens, vida e o lar que tudo se vá, proveito não lhes dá, o céu é nossa herança” (hino Castelo Forte).

Os descrentes agonizam, se desesperam e se angustiam. Por quê? Porque confiam em carros, em armamento, em sua própria razão e força. E deixam de invocar a Deus. Os cristãos são diferentes, isso porque Deus os fez diferentes. É graça. Foram resgatados. E agora são guardados pela mão poderosa de nosso Deus para a salvação eterna. Que bênção maravilhosa. Bênção que é oferecida a todas as pessoas indistintamente.

Por isso, mesmo quando enfermo, abatido, ameaçado, tentado e perseguido, devemos elevar os nossos olhos para os Céus e saber que o Senhor é quem nos guarda – o Senhor é quem nos guardará de todo o mal. O Senhor guardará a nossa alma. O Senhor guardará a nossa saída e a nossa entrada, desde agora e para sempre.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo