Igreja de Deus no Brasil
O surgimento da Igreja de Deus tem seu DNA na colonização do Oeste do Paraná e vai ainda além. Marechal Cândido Rondon se tornou o centro evangelístico e de atendimento pastoral para toda esta imigração que vinha de diferentes lugares do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul.
Em 1946, foi marcado o início da colonização propriamente dita, da nossa região. Em março de 1950, a Vila começou a ter os seus primeiros clarões pelos pioneiros, que abriram a região onde atualmente está a Delegacia da Polícia Civil, iniciando assim, a construção da Avenida Rio Grande do Sul, nome dado em homenagem aos pioneiros vindos deste estado. A partir desta data, o distrito de General Rondon participava da administração política de Toledo.
Somente em 25 de julho de 1960, o governador Moisés Lupion sancionou a Lei 4.245, passando a nominação para Marechal Cândido Rondon.
A Igreja de Deus ouviu deste “novo mundo” que surgia na selva fechada, com densas matas e árvores, que eram exploradas, inclusive, pelos espanhóis e ingleses, com tratatado internacional entre os governos para pagamentos de dívidas.
Descobriu-se a terra boa no Oeste do Paraná, que se tornou propaganda entre todos os agricultores do Sul e mesmo no Norte do Paraná e de São Paulo e atraiu muitas pessoas.
No dia 03 de abril de 1958, chegou a mudança de Rudolfo Tierling e sua esposa Hetwig (in memorian), que se estabelereram no lugar onde ainda hoje está a residência.
Em setembro do mesmo ano, a família Tireling recebeu a visita de várias famílias vindas de outras regiões e foi celebrado o 7 de Setembro e após o desfile, as famílias se reuniram na casa deles e perguntaram se não havia cultos da Igreja de Deus nesta vila… a resposta foi que não havia a Igreja de Deus aqui. Então, foi sugerido que se celebrasse o primeiro culto desta Igreja, na tarde do dia 7 de setembro de 1958.
Diante de diversas famílias se instalarem em Marechal Cândido Rondon e localidades vizinhas,
decidiu-se convidar os missionários americanos Davi e Lilian Mayer, que pastoreavam a igreja de Deus na Mooca, em São Paulo que, ao ouvir dessa migração de pessoas da Igreja de Deus de várias partes do Brasil para o Oeste do Paraná, transferiram sua mudança no ano de 1962 para Marechal Cândido Rondon.
A Igreja de Deus daqui teve como campo missionário várias localidades vizinhas, em que o pastor Mayer visitava as famílias nos mais distintos e distantes lugares, permanendo até uma semana em determinada localidade para vistar todos os moradores, ajudando, inclusive, com alimentos.
A Igreja de Deus fez parte do apoio da colonização do Oeste do Paraná e assim a missão espiritual do pastorado tornou-se desde o seu DNA uma missão regional e mundial. O pastor Davi Mayer foi um missionário dos EUA que sentia em sua alma a evangelização até de povos nas divisas com a Bolívia e procurou atender pessoas com sua Kombi que viajava, entregando-se de corpo e alma, com tudo que tinham, para atender as pessoas… e quando algumas negavam sua oração e o mandava embora, ele parava à distancia, erguia as mãos para o céu e clamava pelas bênçãos de Deus para os agricultores que estavam procurando ganhar o seu pão em nossa região.
Cinco anos após sua chegada a Marechal Cândido Rondon, o pastor faleceu, em São Paulo. Pelo brilhante trabalho desenvolvido na região Oeste do Paraná, o nome do pastor Mayer marca o nome de uma rua da nossa cidade.
Após um período de falta pastoral, foi enviado o pastor Edgar Henke, que ficou aqui por cinco anos. Após um ano sem atendimento, em 1973, após concluir seus estudos na Alemanha, chega o pastor Mario Hort, que muito fez e ainda faz pelo nosso município e região.