“Antes o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmo 1:2
Eu tenho certeza de que você sabe muito bem como meditar! Como assim!? Quer ver? Você já ficou tão incomodado com algo, de maneira a ficar preocupado por horas, dias, às vezes sem conseguir dormir à noite? Não consegue, nem tentando com todas as forças, mudar o tema dos pensamentos? Nessa situação, a gente fica a mercê do inimigo que se esforça pra nos distrair das promessas de Deus para nossas vidas.
Apesar disso ser algo terrível, é animador se pensarmos que já sabemos “meditar”… agora só precisamos mudar o tema! Na meditação cultual, as pessoas esvaziam a mente, dando espaço pro inimigo nos encher com suas mentiras.
A meditação Bíblica é bem diferente: significa preencher a nossa mente com o que Deus diz, de maneira a pensar nisso com nossa mente e coração, até que de fato essa verdade crie raízes em nós. O que Deus diz então se torna parte de quem somos e o poder disso é transformador!
Meditar é o contrário de se preocupar. Ao se preocupar, você pega um problema e fica pensando nele o dia inteiro. Já ao meditar, você pega uma promessa de Deus, uma verdade bíblica, e traz constantemente à tona nos seus pensamentos.
O que pensamos ou aquilo em que focamos afeta imensamente as nossas atitudes e o nosso semblante. E apesar da fé não vir da mente, os nossos pensamentos e as nossas atitudes decorrentes causam grande efeito em nossa fé.
O diabo quer que fiquemos oprimidos por suas obras na terra. Ele sabe que se conseguir minar nossa fé, terá influência sobre o que e como pensamos, e por fim, nossa fé será enfraquecida.
Mas ao trazer constantemente à memória e levantar como uma bandeira cada uma das promessas de Deus, vai aumentando nossa fé, de maneira que podemos não apenas resistir contra as ciladas do inimigo, mas também avançar, de acordo com o que o apóstolo Paulo nos ensina: “levando todo pensamento cativo à obediência de Cristo”.