Haja paciência! A minha paciência acabou! Paciência tem limite! Esse não tem paciência! Não aguento mais esperar! Estas são expressões e pensamentos muito comuns. Muitas vezes, nos impacientamos diante de contrariedades que demoram mais do que queremos para serem resolvidas. E às vezes, com a idade, ficamos ainda mais impacientes. A ponto de muitas vezes sofrermos com isso, nos trazer problemas no relacionamento com as pessoas e cometermos pecados.
Você quer fazer um teste de paciência? Vamos lá: 1. Quando as pessoas demoram para lhe atender, você se irrita? (pouco, bastante, muito/xinga). 2. Quando precisa esperar, você fica ansioso? (pouco, bastante, muito/reclama). 3. Quando tem algo difícil para fazer, que demora, você desiste? (pouco, bastante, muito/desiste). 4. Quando está doente, e a melhora demora, você desanima? (pouco, bastante, muito/desanima). 5. Quando é vítima de injustiça, quer resolver a ferro e fogo na hora, ou deseja o mal também ao outro, ou fala mal dele ou pelo menos espalha o mal que lhe fez? (pouco, bastante, muito/quase sempre).
Se respondeu “pouco”, você tem paciência. Se respondeu as outras opções, cuidado! Você precisa tratar a sua impaciência.
E tem hora que precisamos de ajuda. O que para nós é difícil ou até impossível, para Deus é possível. Na Sua Palavra, Deus apresenta a paciência como uma virtude que o Espírito Santo nos dá. “O Espírito de Deus produz… paciência”. Gl 5:22. Ela é um dos frutos do Espírito. O que significa que vem do Espírito Santo a capacidade de ter paciência no sofrimento e no relacionamento com as pessoas.
Quando passamos a confiar em Jesus, recebemos uma nova vida. Quem está em Jesus, tem uma vida diferente. É uma vida que não é guiada pelos nossos instintos, desejos e inclinações naturais. Quer dizer, não é dirigida nem pelo mundo, nem por nossa natureza. Mas pelo Espírito Santo. Dele recebemos a paz, a esperança, a consciência tranquila e a confiança de que Deus tudo dá no tempo certo. Às vezes, esse tempo de Deus não é o nosso tempo. Mas em tudo, Deus tem bons propósitos para a nossa vida.
Ter paciência não é concordar com o erro, com o mal ou com a injustiça. Pelo contrário, é lutar contra o pecado, nosso e dos outros. Mas é ter amor e tolerância com as pessoas. É compreender e aceitar as pessoas. Se estão agindo contra a Palavra de Deus, ajudá-las a superar o erro.
Muita calma nessa hora! Busque em Deus a calma necessária para qualquer hora.