Conectado com

Quando a ansiedade é um problema

Anos Dourados

Quando a ansiedade é um problema

Você se preocupa demais com as coisas, por antecedência? Você sofre por antecedência com o que pode dar errado? Você costuma imaginar o pior desfecho para uma situação difícil? Não consegue relaxar ou dormir quando alguém da família está viajando, ou antes que não volte para casa à noite? Quando vai viajar, ou ir ao médico, ou outras situações que para os outros são corriqueiras, você não consegue desligar, relaxar? Ou, pior, nem consegue fazer direito as coisas corriqueiras? Então você é uma pessoa ansiosa.

A ansiedade pode ser normal, se é pequena e diante de situações realmente difíceis ou novas. Dizem os especialistas que ela pode até ser benéfica, pois nos prepara, nos leva a nos organizar, tomar antes as providências necessárias, nos prevenir. No outro extremo, existe a ansiedade que já é um problema de saúde, que precisa ser tratado com a ajuda profissional especializada. É aquela que impede a pessoa de viver normalmente, que começa a afetar a própria saúde física e que dificulta o relacionamento com as pessoas. E existe uma intermediária, que não chega a ser doença, mas que dificulta a vida, e que podemos diminuir.

É sobre esta última que queremos falar.  Ela afeta muitas pessoas. Tenho visto muitos idosos ansiosos.  Tem uma preocupação excessiva com coisas que não precisariam mais ter. Com os filhos, com os netos… muitas vezes, coisas corriqueiras que eles fazem, situações que estão enfrentando toda hora… claro que queremos o bem dos nossos, mas é preciso deixar eles buscarem as soluções.  A busca deve ser por não nos angustiarmos com essas situações.

Acima de tudo, é preciso lembrar da promessa de Deus: “Entregue o seu caminho ao SENHOR, confie Nele, e o mais Ele fará.” (Salmo 37:5). As dificuldades vêm mesmo, também para os que confiam no Senhor. Situações novas que nunca tivemos que viver aparecem. Não temos o domínio sobre todas as coisas, sobre tudo o que nos possa acontecer. Tem coisas sobre as quais as minhas preocupações nada ajudam. Então, por que me preocupar? Entrega tudo ao Senhor e experimenta a paz que Ele dá.

Martinho Lutero disse que não podemos evitar que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, mas podemos impedir que façam ninho na nossa cabeça. Assim, não podemos evitar que as dificuldades surjam em nossas vidas. Mas, podemos impedir que as angústias se instalem em nossas vidas. Impedimos isso confiando em Deus.

Faça o que estiver ao seu alcance e o que for da sua competência. A oração sempre é algo que podemos fazer. E então, tendo orado e entregue ao Senhor, podemos relaxar. Ele, Deus, vai dar o resultado. E o resultado que Ele dá, depois que entregamos em Suas mãos, sempre é o melhor. Mesmo não estando de acordo com o que nós queríamos. “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6.

 

Anos Dourados
Romildo Wrasse

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Anos Dourados

  • Anos Dourados

    Experiência conta?

    Por

    Recentemente, ouvi a expressão “bananeira que já deu cacho”, referindo-se a uma pessoa idosa. Um tronco...

  • Anos Dourados

    Você é legalista?

    Por

    O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é...

  • Anos Dourados

    Idade, vida e movimento

    Por

    “Cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” Ef 2:15   “A vida é...

  • Anos Dourados

    Idosos e o tempo – falta ou sobra?

    Por

    Falar de tempo é algo bem atual. Cada pouco se ouve expressões como: não tenho tempo!...

  • Anos Dourados

    A gratidão que integra

    Por

    Seu mal-agradecido! Anos atrás, isso era um xingamento forte, não é mesmo? Hoje em dia, há...

Para o Topo