Conectado com

Não nos cansemos de fazer o bem – Gálatas 6:9-10

Pastores

Não nos cansemos de fazer o bem – Gálatas 6:9-10

Por Pastor Elizeu Kelm – Igreja Batista Independente de Nova Santa Rosa

Fazer o bem não é algo fácil! Fazer o bem levanta a hipótese de suspeita. Infelizmente, vivemos num mundo individualista, cada um para si. Basta lembrar da greve dos caminhoneiros em 2018. Porque acabou tão rápido a gasolina, o álcool, o gás de cozinha e tantos suprimentos no mercado? Pois quem tinha dinheiro foi às compras e comprou para vários meses.

É assustador o aumento do individualismo e o resultado de tudo isso é que vemos a prática do bem cada vez mais enfraquecida. Quantos se preocupam com seu próximo que está em dificuldade? É sempre aquela mesma história: “Eu trabalhei, se esse camarada trabalhasse como eu, ele não estaria nessa situação”.

A renda média das famílias brasileiras chega em torno de R$ 1600. Pergunto: como uma pessoa, casada, ganhando seus R$ 1600 por mês vai poder comprar um lote? Mesmo que ele consiga poupar todo mês 500 reais (meio difícil), vai ter que trabalhar 10 anos, isso se o casal não tiver filhos e tiver saúde, sem contar o aluguel. Essa é a realidade do nosso Brasil.

O texto que lemos traz um grande desafio para todos nós: NÃO SE CANSAR DE FAZER O BEM…

O apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas, e ele disse: “E não nos cansemos de fazer o bem” (Gl 6:9). Todos nós cansamos por realizar uma coisa boa. Quando eu viajo e questão de viajar é comigo mesmo, gosto muito de viajar, enfim chego cansado em casa. Mas se eu pudesse imediatamente fazer uma nova viagem, faria sem pensar! É esse o pensamento que a Bíblia quer nos ensinar. Existem coisas que devemos estar sempre dispostos a fazer, ainda que possamos estar de certa forma cansados. Podemos, por exemplo, nos cansar de sermos bons às pessoas em face da ingratidão delas. Mas não devemos deixar de realizar a bondade por causa disso. O fato das pessoas serem ingratas não vai mudar a minha atitude.

O maior exemplo que temos dessa verdade é Jesus Cristo. Cansado, exausto e pregado em uma cruz, Ele ainda achou forças para perdoar aqueles que impunham a Ele tanto sofrimento: “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem’” (Lucas 23:33-34).

Mas o que eu ganho com isso? Você pode estar se perguntando. Paulo completa: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. Gálatas 6:9.

Existem recompensas pelas nossas boas ações. Não achemos que tudo que se faz de bom ou mau não está sendo visto, não está sendo pesado. Existe na Bíblia uma relação de causa-efeito das coisas. A Bíblia nos garante que nosso esforço em cultivar aquilo que é bom, aquilo que agrada a Deus, nos fará obter uma colheita desta “plantação” que faremos. Claro, o contrário também é verdadeiro. Portanto, tudo que plantamos vamos colher.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Startups e Deus

    Por

    Por Pastor Alfredo Bischoff Faz algumas décadas que o mundo se conectou geral. As pessoas têm...

  • Pastores

    É o apocalipse?

    Por

    Por Pastora Sandra Helena Fanzlau Essa pergunta me foi feita diversas vezes neste último ano. Em...

  • Pastores

    Como triunfar sobre as dificuldades da vida

    Por

    Por Reverendo José Roberto de Souza    “Jabes foi mais honrado do que seus irmãos. Sua mãe lhe...

  • Pastores

    Coronavírus (COVID-19). E agora?

    Por

    Por Pastor Adimar Pufal João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em...

  • Pastores

    Planos estabelecidos

    Por

    Por Ev. Fausto Freitas Provérbios 16:1-3: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor,...

Artigos Populares

Para o Topo