Conectado com

Nunca troque o que você não sabe pelo que você sabe

Pastores

Nunca troque o que você não sabe pelo que você sabe

Por Pastor Daniel de Oliveira Candido Jr.

 

“Eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra”. (Jó 19:25)

Creio que o amigo leitor conhece, ou já ouviu falar, sobre a história de Jó. Pense na maneira como Jó reagiu a circunstâncias devastadoras. Pense em ver a sua vida desmoronando! Jó perdeu sete filhos e três filhas num dia inimaginável. Além de perder todos os seus bens e a sua saúde. Mas o que Jó fez? A Bíblia diz que ele não pecou nem de nada culpou a Deus (ver Jó 1:22). Em vez disso, ele clamou ao Senhor.

 

Mas, é preciso dizer que Jó chegou a questionar Deus nos dias subsequentes, perguntando: “Senhor, por quê?” Não há nada de errado em perguntar a Deus o porquê, contanto que você não tenha a ideia de que Ele, de alguma forma, lhe deva uma resposta. Francamente, Deus não deve explicações nem a você, nem a mim e nem a ninguém.

 

Como pastor, tenho ouvido histórias de muitas pessoas que passaram por grandes tragédias em suas vidas. Perdas de familiares, emprego, finanças, casamento, família e muitas outras. E como humano que sou, eu mesmo tenho vivido algumas delas. Sei que há momentos em que questionamos a Deus e perguntamos porquê? Dúvidas surgem em nosso coração e junto com elas a tristeza, melancolia, depressão. Pensamos em desistir, temos medo, porque não sabemos o que irá acontecer. As incertezas tomam conta de nossa mente e coração.

 

Ouvi e aprendi, certa vez, que o melhor antídoto para as incertezas é nos lembrarmos das nossas certezas. Numa mensagem que ouvi, o pregador fez essa declaração: “Nunca troque o que você não sabe pelo que você sabe”. Essas palavras me fizeram refletir um pouco. Em meio as suas tragédias, Jó declarou: Eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra. Então eu me perguntei: bem, o que eu sei com certeza?

 

Sei que Deus me ama. Sei que Seu amor por mim é incondicional, sei que enquanto eu descanso Ele me vigia, sei que Seu cuidado é sempre presente sobre minha vida. Sei que Ele ama minha família e sei também, que sem Ele eu não consigo suportar as grandes perdas da vida.

 

Nas muitas perdas que tenho passado, tenho aprendido, assim como Jó, a acreditar naquilo que eu sei e não no que eu não sei. Estou escolhendo me apoiar naquilo que conheço, em vez de me apoiar naquilo que desconheço. E se você me perguntasse: “Daniel, por que Deus permite isso?” A minha resposta seria: “Eu não sei. E eu não sei se algum dia eu saberei. Só sei que nestes momentos só preciso me lembrar de quem Ele é”. Creio que se você também fizer assim, encontrará o antídoto para muitas angústias e dúvidas do seu coração. Não troque o que você não sabe pelo que você sabe.

 

Que Deus nos abençoe.

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    As possíveis decepções do céu

    Por

    Por Pastor Marcos André Schulz O célebre missionário norte americano David Brainerd, gastou suas últimas forças...

  • Pastores

    “O preço do amor”

    Por

    Por pastor Emerson Zielke Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar,...

  • Pastores

    Perdoar ou pedir perdão?

    Por

    Por Pastor Emérito Valdemar Martin Dois vizinhos começaram a desentender-se por causa de divisa de terras. Os...

  • Pastores

    Alcançando o topo

    Por

    Por Pastor Anilton de Oliveira da Silva Subir uma montanha não é algo fácil; exige sacrifício,...

  • Pastores

    Como orar (Mateus 6:7-15)

    Por

    Por Pastor Emerson Zielke Amados irmãos e irmãs, que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo...

Para o Topo