Tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém! Como cristãos, conhecemos bem esse versículo de ICo.6:12 que nos traz reflexão e deixa um limite tênue que nos gera muitas dúvidas. Com o surgimento de novas terapias alternativas, ficamos ainda mais confusos com o que não se contrapõe a nossa fé, nos trazendo mais prejuízo que benefícios. Muitos experimentos e conhecimentos novos tem sido feitos pela ciência, esclarecendo e trazendo mais segurança, mostrando que a psicologia não está na contra mão dos ensinamentos bíblicos, sendo válida no tratamento do sofrimento humano.
O conhecimento cada vez maior da neurociência nos direciona sempre para o caminho de como nossas emoções e nosso cérebro se modulam, nos abrindo oportunidades e técnicas que ajudam de forma direta e muitas vezes, mais rápida. Afinal, sabemos que nossos comportamentos e pensamentos podem mudar as nossas emoções. Porém, não é tão simples e fácil como proposto aqui na escrita. Somos seres complexos, com histórias enraizadas na nossa alma e precisamos algo mais do que força de vontade.
Certamente, neste momento que está lendo pensou: “Deus, através do Espírito Santo, Ele é o algo a mais”. E Ele é mesmo! Jamais devemos desmerecer a soberania divina. O contato com aquilo que nos fere, trazendo a consciência através da fala, pode dar um novo significado e direção aos eventos passados das nossas vidas. No poder da língua, está a morte e a vida, que quando utilizado de forma correta produz cura (Pv.18:21).
Portanto, com um profissional formado na área da Psicologia, que tenha conhecimento e discernimento das necessidades e crenças, sabemos que a psicologia é um caminho seguro para que os cristãos tenham vida e vida com abundância (Jo10:10).