Conectado com

Pastores

O peso da culpa

Por Pastor Farnei Everaldo Thiele

[Eu tenho por certo que todos nós, ou pelo menos a maioria de nós, carregamos na nossa alma um peso muito grande e esmagador de culpa. Desde as culpas mais elementares, mais banais, mais simples, às culpas que nutrimos contra nós mesmos. Porque às vezes não conseguirmos honrar a nossa palavra, concretizar as nossas promessas… não apenas as promessas que fazemos para os outros, mas até mesmo as promessas que fazemos para nós mesmos. E nós falhamos e a nossa consciência nos acusa.

E graças a Deus que a nossa consciência nos acusa, porque algumas dessas culpas são legítimas. Essa oração do Senhor Jesus é libertadora e desafiadora: Mateus 6:12 – “Perdoa as nossas dívidas”… Ela nos ensina que o Evangelho de Jesus não é o Evangelho do perfeccionismo, mas sim do perdão. O Evangelho de Jesus convida pessoas culpadas para lhes oferecer o perdão de Deus. Onde não há espaço para um relacionamento com Deus com base na justiça retributiva, da mentalidade do débito e do crédito. Jesus diz para as pessoas que estão oprimidas porque estão constantemente sob um dedo acusador e estão dizendo para si mesmas “eu não mereço”, que há sim perdão. Essa oração nos ensina que devemos imitar o caráter perdoador do nosso Pai… “assim como nós também perdoamos aos nossos devedores”. Assim como Ele nos perdoa, devemos perdoar também.

E o perdão existe para dívidas que são impagáveis. Vaso de cristaleira tem preço, anel presente de marido tem preço, flores têm preço. Lágrimas, angústias, noites mal dormidas por palavras mal ditas não têm preço. Dignidade ofendida não tem preço. Perdão é só para dívida que não dá para pagar. Ou perdoarmos ou vamos ficar com a dívida na mão, porque não tem como receber. E a oração de Jesus nos ensina também que o peso da culpa sai do nosso coração quando há confissão. Quando confirmamos e reconhecemos a nossa atitude e comportamento pecaminoso contra Deus e o nosso próximo e estamos dispostos às mudanças necessárias. I João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Seja Liberto hoje em nome do Senhor Jesus de culpas, cargas, pesos que você carrega, quem sabe, há anos. Se perdoe, libere o perdão aos outros, rasgue essa notinha de uma vez por todas e receba a Paz do Senhor Jesus.

Deus te abençoe. Abraço fraterno.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo