Por Igreja de Deus – Comunidade Emanuel de Marechal Cândido Rondon – (45) 9 9851-9044
O ser humano não se acostuma com a ideia de que algo pode demorar, mesmo sabendo que o processo para se fazer ou produzir alguma coisa é naturalmente demorado.
A demora ou atraso parece sempre um acidente, algo fora do nosso controle e por isso, temos a tendência em perder a paciência, reclamarmos, murmurarmos e até, muitas vezes, desistirmos.
“Portanto, meus irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Observai como o lavrador aguarda o precioso fruto da terra, esperando com paciência, até que receba as primeiras chuvas de outono e as que encerram a primavera.” (Tiago 5:7).
De fato, o agricultor precisa ter muita paciência! Ele depende do ciclo da natureza em todo o tempo, precisa do sol e da chuva no momento adequado e na quantidade certa. Um exemplo muito prático da dependência e do agir de Deus diariamente.
Quando o pastor Tiago escreveu a sua carta, os agricultores aguardavam uma colheita que amadurecia naturalmente na estação certa para cada produto. Mas o que isso pode nos ensinar em nosso dia a dia?
Você já chegou à conclusão que fez uma decisão errada por falta de paciência?
Já pensou se o agricultor resolvesse fazer a colheita em tempo inadequado pelo simples fato de que, naquele exato momento, ele gostaria que suas sementes já estivessem maduras?
Todos já ouvimos a expressão “a pressa é a inimiga da perfeição.”
No dia a dia, precisamos tomar decisões, fazer escolhas, e essa é apenas uma prova do quanto a paciência é fundamental para não decidirmos de maneira errada ou equivocada.
Uma pessoa paciente, por exemplo, pode abrir uma porta através de um diálogo educado com palavras amáveis, e com tranquilidade e graça. Já uma pessoa apressada, impaciente e indelicada, provavelmente vai destruir o processo ainda no seu início. É preciso lembrar que a paciência é nossa grande aliada, um fruto do Espírito Santo que deve ser treinado e praticado diariamente. É por meio da paciência que conseguiremos alcançar aquilo que verdadeiramente precisamos.
O verdadeiro teste da paciência não é a espera, mas a maneira como nos comportamos enquanto esperamos. A vida é curta demais pra gente ficar esperando. Mas não é tão curta que não possamos ser pacientes.
Pastor Wilson Wild