Conectado com

O Princípio do Descanso

Cotidiano

O Princípio do Descanso

Por Igreja de Deus Comunidade Emanuel – (45) 9 9851-9044

Conta-se de uma tribo da África do Sul que partia para longas jornadas. A um certo ponto, paravam e acampavam por alguns dias. Perguntados sobre o porquê dessas paradas, respondiam: precisamos de um tempo de descanso, afim de que nossas almas não fiquem para trás.

40 horas semanais. Regime de 24×48. 12×36. São muitos os tipos de escala de trabalho previstos na CLT, mas há um regime que foi inaugurado pelo próprio Deus, na criação do mundo: 6×1. Seis dias trabalharás, e no sétimo, descansarás. Ao instituir o conjunto de valores que regeria o povo de Israel, Deus apresentou o Shabat: lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Lembra-te que foste feito escravo na terra do Egito, e que foi o Senhor teu Deus quem te tirou dali com o braço forte.

O povo de Israel foi escravo por mais de 400 anos, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Eles existiam por uma única razão: trabalhar sem descansar. Sem parar. Sem se deleitar. Parece que tantos anos depois, há um “faraó” dentro de nós, que não permite que descansemos, sem nos sentirmos culpados. O valor se define no serviço, e não naquilo que somos.

Então, chegou Jesus: o nosso descanso. Que cumpriu a lei por nós, e que nos fez Filhos de Deus – Seu amor se baseia no que SOMOS. Foi Cristo quem nos libertou da Lei e da escravidão. Ainda assim, substituímos o LEGALISMO pela LICENSIODADE, e por não mais guardarmos o sábado, passamos a atropelar o princípio 6×1: trabalho e mais trabalho. Nossos dias de descanso semanais são facilmente preenchidos com trabalho acumulado, faxina e tantas coisas que nos mantém escravos.

O dia do descanso é dia de reconhecer os nossos limites. De entender que há coisas que Deus pode depositar em nossas almas somente quando descansamos. É neste dia que deixo de lado minhas ocupações para me lembrar de que sou amado, mesmo quando não faço nada. É um dia que me envolvo ativamente com a minha família, e com a família de Deus, e assim sou lembrado de que Deus e Família são os presentes mais importantes da minha vida, que precisam ser plenamente aproveitados.

Por isso, considere aplicar este princípio na sua vida. Prepare este dia com expectativa. Realize atividades que te dão prazer. Se desconecte, faça deste um dia diferente e agradável. Talvez, como eu, sua vida se tornou um bloco único de ocupações que nos fazem acreditar que essa é uma ideia impossível de ser executada. E agora?

Ora, se Aquele que nos criou disse que nosso corpo e mente precisam descansar 1 dia a cada 6, porque insistimos em não parar? Será que não precisamos rever nossos excessos e abraçar nossos limites? Não podemos perder este lindo presente. Nunca é tarde demais para aceitar a beleza e a alegria do princípio do descanso.

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo