O clamor do salmista Asafe: “Ó Deus não estejas em silêncio” (Salmo 83:1), muitas vezes é o nosso diante dos problemas da vida, diante da doença incurável, diante da tragédia, diante do inesperado; exemplo disso é o patriarca Jó, que viveu e experimentou esse “calar” de Deus; mais duro do que vivenciar a doença, a perda dos filhos, o desprezo da esposa e a incompreensão dos amigos, foi para Jó experimentar o Silêncio Divino.
Canta-se um hino que diz que: “Quando Ele está em silencio, é porque está trabalhando”, creio que baseado em Isaias 64:4.
O escritor e filosofo Martin F. Tupper disse: “O Silêncio de Deus tem mais eloquência do que qualquer discurso”.
Deus nos quer atentos a Sua Voz (Hb 3:15), mas também ao seu Silêncio – pois Ele deseja nos ensinar maravilhosas lições, e é isso que iremos detalhar.
Lembremos que Deus faz silêncio de diversas maneiras:
– O silêncio da reprovação
Este é o Silêncio punitivo e reprovador de Deus diante do pecado – Is 59:1,2. Se vivermos em pecado, de nada adiantará nossa religiosidade de fachada; Deus fará silêncio – Is 1:11-20. Bem disse o salmista – Salmo 66:18 “Se eu atender a iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”.
– O silêncio da provação
Jó foi aperfeiçoado pelo Silêncio da provação de Deus – Jó 13:15; 19:25; a mulher Cananéia vivenciou primeiro o Silêncio do Senhor, mas não desistiu, perseverou em buscar a bênção, e foi alcançada – Mt 15:21-28; o apóstolo Paulo é um exemplo clássico de alguém que ao sofrer pelo terrível espinho na carne, clamou para que o mesmo fosse por Deus tirado; mas, sobre isto, Deus fez silêncio. Que disse o silêncio de Deus para Paulo? Disse o seguinte: Tem espinho Paulo, mas tem Graça… ( 2 Co 12:7,8).
– O silêncio da espera
Deus responde-nos de três formas: Sim, Não e Espere; não gostamos quando Deus nos coloca em Sua sala de espera – Sl 40:1; com razão disse o profeta Jeremias – “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a Salvação do Senhor.” – Lm 3:26.
– O silêncio do amor
Deus nos ama tanto, que faz pausa de silêncio. Assim nos diz a Palavra: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar, Ele se deleitará em ti com alegria, CALAR-SE-Á POR SEU AMOR.” (Sofonias 3:17); este texto de Sofonias, me faz lembrar dos tempos em que toda a noite (como todo pai e mãe) vai até o quarto dos filhos, dar uma olhadinha carinhosa neles… lembro que ao vê-los dormindo – olhando-os com amor, ficava ali parado em silêncio… oo lembrar desta linda cena, entendi melhor o texto acima do profeta Sofonias; não reclame se Deus te faz silêncio… por certo, Ele parou para te olhar e te amar em silêncio… – Jo 13:1.