Conectado com

Pastores

Oportunidades

Por pastor Daniel de Oliveira Candido Jr.

Efésios 5:16 “aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus”.

Lembro-me que há algum tempo atrás, um grande amigo me disse que a palavra crise em chinês tem os seguintes significados: grande perigo e oportunidade. Mas, acredito que muitos pensam nela somente em um dos seus sentidos em português: situação aflitiva. Quando não sabemos o que fazer, ou percebemos que perdemos o controle de uma situação afirmamos: estou em crise!

Tenho conversado com algumas pessoas que estão passando por crises (situação aflitiva) em suas vidas. Pessoas que com o passar do tempo, veem seus relacionamentos desgastados dentro da família, trabalho, igreja e passam a se sentir traídos, perseguidos, injustiçados por tudo e por todos. Como homens que são, muitas vezes, agem de maneira humana, tentam se defender atacando primeiro, agem instintivamente, e na maioria das vezes, as consequências são catastróficas. Em João 16:33 Jesus disse aos discípulos: “Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo.” A situação para os discípulos era uma situação aflitiva, seu mestre estava se despedindo e ainda os avisava que as coisas seriam difíceis para eles. Mas nem mesmo o Mestre estava livre de uma grande crise em seu ministério. No jardim Getsemani, Jesus viveu uma grande crise (Mt. 26). Em sua crise (momento aflitivo), Jesus se retirou para orar. Sua agonia era tão intensa que um fenômeno, chamado hematidrose (suar sangue) aconteceu em seu rosto, confirmando o quanto aquela situação lhe era desgastante e penosa. Mas, apesar de tudo, Jesus aceitou viver a vontade de Deus em sua vida. As crises (situação aflitiva) fazem parte do processo pedagógico de Deus em nós. Nosso desafio é entender que crises devem ser passadas debaixo de oração fervorosa e piedosa, e que muitas vezes seremos consolados apenas pelo Espírito Santo. Não podemos fugir das crises, ou simplesmente ignorá-las. Devemos enfrentá-las, debaixo da submissão e direção do Espírito Santo de Deus, para que não tomemos decisões baseadas em sentimentos humanos, que resultam em desastres e tragédias, mas sim, decisões espirituais, que promovam a união e edificação das pessoas.

Após sua oração, Jesus acorda seus discípulos, e parte para enfrentar sua missão: salvar a humanidade dos seus pecados. Seus inimigos se aproximam, Jesus usa aquele momento de crise (situação aflitiva), transformando-o no segundo significado do vocábulo chinês: Oportunidade. Ele demonstra compaixão , quando cura a orelha do soldado ferido por Pedro. Humildade, quando se cala diante de Pilatos. Perdão, quando diz: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Poder, quando ressuscita ao terceiro dia. Aquele momento de crise foi transformado por Jesus na oportunidade de mostrar ao homem o amor de Deus pela humanidade.

Volto ao versículo citado acima quando Jesus disse aos seus discípulos: “Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo.” Minha oração é para que não haja desânimo nas crises (situação aflitiva) da vida, mas para que haja vida nas crises (oportunidades) que Deus permite que vivamos. Assim como Jesus, demonstremos o amor de Deus ao próximo, ainda que os dias sejam maus.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Toque transformador e restaurador

    Por

    Por pastora Sandra Helena Fanzlau   Reflexão baseada no texto do Evangelho de Lucas 13:10-27 Jesus...

  • Pastores

    O principal papel da família…

    Por

    Por Pastor Emerson Zielke Na paz do nosso Senhor Jesus Cristo, saudações queridos leitores da Revisa...

  • Pastores

    Sorria!

    Por

    Por pastor Valdemar Martin Estudiosos afirmam que, para mostrar uma cara feia ou apenas franzir a...

  • Pastores

    A montanha de Jó

    Por

    Por pastor Anilton Oliveira da Silva “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por...

  • Pastores

    Feliz é quem confia no Senhor – Sl 146:5

    Por

    Por Pastor Elvino Krieser Ultimamente, percebemos que a ONU (Organização das Nações Unidas), está empenhada em...

Para o Topo