Tem esse nome porque foi uma ideia que surgiu no coração dessa mulher, Elis Regina Schwingel, que teve câncer de mama e viu a necessidade de ajudar outras mulheres que também estavam passando ou que iriam passar por isso.
Foi uma guerreira que lutou e deixou uma linda história e um legado de amor.
O primeiro encontro foi no dia 27 de agosto de 2014, na Acimacar. O convite foi feito também pelo Facebook, e uma frase que a Elis usou na publicação foi: “Às vezes, uma mulher que descobre a doença precisa primeiro ser abraçada e ouvida”.
E desde o começo, o grupo tem esse propósito: acolher quem está passando ou já passou por essa terrível doença.
Ficamos quase dois anos sem ter nosso encontro presencial, aí funciona muito bem o Grupo no WhatsApp, que no momento nos une bastante; então, se alguém tem alguma dúvida sobre reações que está tendo, coloca no grupo e logo tem a resposta de outras dizendo que é normal, que também tiveram. Porque quem está passando pelo processo de tratamento, cirurgia, quimioterapia ou radioterapia sempre tem muitas dúvidas, e nada melhor do que conversar com quem já passou pelas mesmas dificuldades.
Quem tem câncer acaba fazendo parte do grupo de risco, e tem que se cuidar, como todas as pessoas. Mas em agosto, decidimos retomar nossos encontros mensais presenciais. E tem sido muito bom. É bem leve e tranquilo, o convite fica aberto, mas vai quem quer, quem se sente segura para isso.
E é um momento onde podemos ter tempo para nós. Tempo de sentar, falar, ouvir, compartilhar experiências, tirar dúvidas e sim, nos divertirmos juntas. Sempre brinco dizendo que é um tempo em que fazemos terapia gratuita. Porque quem vai aos nossos encontros, sempre sai um pouco mais leve, feliz e agradecida pela vida.
E também sempre estamos abertos e procuramos ajudar alguém que esteja precisando de algo, com alguma ação social.
Atualmente, o Grupo conta com 54 participantes. Sempre digo que o câncer nos aproximou, mas o que nos une é o amor.
Se você está passando pelo câncer ou é próximo de alguém que está passando e precisa de alguma informação, ajuda, dica, ou só precisa conversar e desabafar, é só entrar em contato conosco. Eu mesma tenho conversado no particular com algumas mulheres, porque cada uma tem o seu tempo, tem algumas que não gostam de se expor no Grupo, então a conversa acontece no particular comigo ou com uma das integrantes do Grupo.
Todas que quiserem participar, estão convidadas e serão recebidas com muito amor.
Vanusa Ceruti – (45) 9 9972-5635 (whatsApp)
(Foto de um encontro realizado antes da pandemia)
Vanusa Schulz Ceruti
6 de outubro de 2021 em 10:10
Um Grupo maravilhoso, acolhedor e que está sempre de braços e corações abertos para receber quem estiver precisando de um ombro amigo!!