Liberdade de percorrer de bicicleta belas paisagens junto à natureza, visitar atrativos turísticos, conhecer a cultura italiana fez a gente pedalar em Bento Gonçalves.
Em 3 dias de pedal pela terra do vinho, percorremos em torno de 120 km de bike. Passamos por 3 rotas. Com paisagens encantadoras, gente hospitaleira e muita comida boa, andamos em meio a vales e parreirais de uvas, conhecemos casas centenárias e natureza exuberante. Os roteiros contemplam desde pequenas propriedades rurais até vinícolas renomadas, onde pudemos fazer visitação e degustação de vinhos e espumantes.
Os passeios percorrem vinícolas, estabelecimentos turísticos, estradas de terra, represas, cachoeiras e pontes em uma região onde a história, gastronomia e arquitetura dos imigrantes italianos permanecem vivas.
Vale dos Vinhedos
Em meio a vales e parreirais de uvas, o roteiro abraça desde pequenas propriedades rurais até vinícolas renomadas – percorremos em torno de 39 km no primeiro dia de pedal.
Rio das Antas
Saímos da renomada Vinícola Salton, descemos ladeira abaixo, passando por pontos turísticos beirando o imenso Rio das Antas, até a ponte Santa Bárbara, finalizando mais um dia de pedal.
Caminhos de Pedra
No terceiro dia de pedal, conhecemos um roteiro onde a história, gastronomia e arquitetura dos imigrantes italianos permanecem vivas no dia a dia de seus descendentes. Chamado de museu vivo, no caminho de pedras, tivemos um contato mais direto com os moradores, que contam histórias de seus avós e bisavós que chegaram lá por volta de 1875. Pudemos visitar e conhecer as casas construídas em pedras naquela época e que continuam em pé até hoje.
Foi uma verdadeira viagem na cultura italiana, entre subidas e descidas, é um pedal de nível médio, com muitos trechos em asfalto.
Vale a pena conhecer.