Muitas pessoas acordam cedo todos os dias para ganhar dinheiro e… conquistar a felicidade. Porém, parece que ela está em outro lugar: na atividade física. De acordo com pesquisas das universidades de Yale e Oxford, os exercícios físicos podem fazer você mais feliz do que o dinheiro.
Os participantes do estudo, publicado no The Lancet, foram questionados: “quantas vezes você se sentiu mal mentalmente nos últimos 30 dias, por exemplo, devido a estresse, depressão ou problemas emocionais?”
A vida diária das pessoas também foi avaliada. Muitas faziam tarefas domésticas e realizavam atividades físicas, como correr e andar de bicicleta, disse o Business Insider.
O resultado foi o seguinte: as pessoas mais ativas eram mais felizes no seu dia a dia. “Os cientistas descobriram que, enquanto aqueles que se exercitam regularmente tendem a se sentir mal por 35 dias por ano, os participantes não ativos se sentem mal por 18 dias a mais, em média”.
Além disso, as pessoas que praticavam algum tipo de atividade física por dia se sentiam mais felizes do que aquelas que ganhavam 25 mil dólares ou mais por ano, mas que não se exercitavam.
Segundo a pesquisa, exercitar-se de três a cinco vezes por semana, durante 30 a 60 minutos, é o mais saudável. A saúde mental diminui quando as sessões de exercício excedem três horas por dia, pois elas levam o corpo ao seu extremo.
Listamos mais alguns benefícios que a bike pode lhe oferecer:
1. Pedal e dieta equilibrada podem auxiliar na perda de peso e na redução da gordura corporal. Pedalar por uma hora em ritmo moderado pode queimar 400 ou até 500 quilocalorias.
2. Alivia o estresse. Pedalar pode estimular a produção de endorfina, uma substância responsável pela sensação de bem-estar.
3. Você vai dormir melhor. Pesquisas indicam que três pedaladas de meia hora na semana podem ajudar quem tem insônia.
4. Fique menos doente. O ciclismo moderado deixa as células do sistema imunológico mais ativas e prontas para lutar contra infecções.
5. Melhore seu orçamento. Custos para manter uma bike rodando são baixos, e pedalar não exige habilitações nem documentos pela bicicleta.
6. O planeta agradece. A quantidade de carbono que você produz ao pedalar é tão baixa que não chega a ser poluente.
7. Tenha seu próprio estilo. Andar de bicicleta agora é estilo, e existem vários. Identifique-se com uma tribo!
8. Você faz amigos e mantém sua vida mais saudável