Por Pastores Vilmar e Leide Mari Vorpagel
“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto ele o poda, para que dê mais fruto ainda”. João 15:2
Segundo o dicionário, poda é o ato de cortar os ramos supérfluos, desbastar; cortar, diminuir. Com certeza, ninguém gosta de ser PODADO, receber um NÃO. Isso aconteceu comigo há alguns dias, quando resolvemos podar o excesso de pés de bananas prata que haviam nascido aleatoriamente em nosso quintal, com receio de que danificassem o muro de nossa casa. Uma semana após a poda, para nossa surpresa, lá estavam 23 brotos que corajosamente nasceram.
Realmente, a Palavra de Jesus Cristo se cumpriu, a poda fez nascerem outros brotos, assim como na palavra em João 15:2 que diz “para que dê mais frutos”. A função da poda, segundo a Bíblia, é que se retirem todos os galhos velhos e improdutivos, galhos com bactérias e fungos que não permitem que este ramo produza; desta mesma forma é a Palavra de Deus em nossa vida, que tem a função de mostrar o caminho – “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho”. Salmo 119:105.
A Bíblia nos leva a reconhecer quando precisamos descer; assim como Naamã, que precisou descer da sua posição para receber o milagre; o orgulho é um péssimo substituto para aquilo que Deus quer e pode realizar em nossas vidas. A Bíblia diz que adiante da honra vai a humildade; este homem precisou reconhecer que Deus tem seus modos de agir, os quais são diferentes dos nossos. Analise comigo: quantos fungos e parasitas espirituais estão dentro de nós que impedem o agir de Deus? Tem ainda o fungo da incredulidade, que tem feito muitos sofrerem, e por causa disso não recebem toda a sorte de bênçãos que procedem de Deus.
Temos também o fungo ou o parasita do medo, tão alimentado nos dias atuais, que tem como resultado pessoas depressivas e enclausuradas em seus quartos, com receio do que pode acontecer lá fora; homens e mulheres presos na armadilha do medo, vivendo uma vida de miséria e solidão. A Bíblia diz: “O perfeito amor de Deus, lança fora todo medo”. I João 4:7.
Temos então duas maneiras: o corte e a poda. O corte é permanente, é o fim da planta; conforme João 15:6, existem os ramos cortados e jogados no fogo, que já não servem mais para produzir e são queimados; mas ainda temos os ramos podados, que foram limpos e livres das plantas passarinheiras, dos fungos e parasitas e agora estão prontos para produzir muito mais frutos.
Quando a poda vier sobre nós, qual será nossa reação? Quando o Jardineiro Celestial começar a poda em nós, como reagiremos? Quando Ele podar o nosso orgulho, nossa independência, nossa arrogância, nossa falta de fé, quando ouvirmos alguns nãos, quando nossos planos forem frustrados, quando aquilo que era pão se transformou em pedra, quando o vento frio do desânimo bater em nossa porta e a pandemia do inferno se levantar contra nós? Permita hoje ser podado por Deus, para que amanhã você cante o hino da vitória. Faça a escolha certa: podados ou cortados… qual a sua escolha?